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Título: Monitoria : fonte de saberes à docência superior
Título(s) alternativo(s): Monitoring : source of knowledge for higher education teaching
Autor(es): Dantas, Otilia Maria
Assunto: Professores - formação
Ensino
Data de publicação: Set-2014
Editor: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Citação: DANTAS, Otilia Maria. Monitoring: source of knowledge for higher education teaching. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 95, n. 241, p. 567-589, set./dez. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000300007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 22 dez. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S2176-6681/301611386.
Resumo: O estudo visa delinear as concepções de duas universidades públicas federais sobre o papel e a importância da monitoria para a docência superior no que tange à letra da lei e à visão de alguns professores e alunos. Foram analisados projetos de ensino, entrevistas, dados estatísticos de distribuição de bolsas e legislações da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade de Brasília (UnB). Para estes, a monitoria objetiva contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Pensada a partir do processo de ensino, a monitoria leva o professor a envolver o monitor na aula, no planejamento e na avaliação. Os resultados revelam que o interesse pela monitoria proporciona incentivo à docência superior, experiência e possibilidade de o aluno-monitor enriquecer o seu currículo para além do interesse financeiro, estimulando a formação crítica dos saberes próprios da docência superior.
Abstract: The study seeks to outline the conceptions of two federal public universities about the role and the importance of monitoring for higher education teaching, regarding the letter of the law and the view of some teachers and students. Teaching projects, interviews, statistical data about the distribution of grants and the legislation from the Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) and the Universidade de Brasilia (UnB) were analyzed. In these institutions, the monitoring aims at contributing to the quality improvement of teaching, research and extension. Linked to the teaching process, the monitoring leads the teacher to engage the monitor in the classroom, planning and evaluation. The results reveal that the interest in monitoring provides incentive for higher education teaching, experience and enables the student-monitor to enrich his/her résumé beyond financial interests, encouraging the formation of critical knowledge in higher education.
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