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Título: Ararquiazulathos : relações estéticas entre os azulejos de Athos Bulcão e o Plano Piloto de Brasília
Autor(es): Cunha, Camilla Xavier da
Orientador(es): Andrade, Miguel Gally de
Assunto: Construtivismo
Azulejos
Brasília (DF) - arquitetura
Bulcão, Athos, 1918-2008 - crítica e interpretação
Data de publicação: 9-Mar-2017
Data de defesa: 24-Nov-2016
Citação: CUNHA, Camilla Xavier da. Ararquiazulathos: relações estéticas entre os azulejos de Athos Bulcão e o Plano Piloto de Brasília. 2016. 188 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: As criações em azulejos de Athos Bulcão fazem parte do conjunto urbano de Brasília, participando dos ideais da geração modernista que a construiu. O desenvolvimento dos meios de produção industriais e os conceitos funcionalistas em arquitetura, especialmente aqueles presentes na obra de Le Corbusier, junto ao trabalho dos arquitetos brasileiros na década de 30, desencadearam uma série de transformações no repertório brasileiro. Vistas sob a lógica das vanguardas artísticas e arquitetônicas modernas, as inovações técnicas incorporadas possibilitaram o surgimento de expressões plásticas únicas em nossa arquitetura e arte. Nesse sentido, a construção da cidade de Brasília consiste em marco de um momento histórico importante da renovação cultural brasileira, que representa a construção de uma nação desenvolvida a partir da materialização de uma capital planejada de expressão moderna. Neste contexto, esta pesquisa objetiva estudar os painéis de azulejaria do artista Athos Bulcão nas quatro escalas urbanas criadas por Lucio Costa, as suas relações estéticas e espaciais com a arquitetura e os possíveis diálogos com o concretismo e o neoconcretismo, movimentos artísticos de influência construtivista brasileiros.
Abstract: Athos Bulcão tiles creations are part of Brasilia urbanism and participate of the modernist ideals of the generation who built it. The development of industrial production and functionalist concepts, especially those presented in the work of Le Corbusier, that influenced Brazilian architects in the 30´s, triggered a series of changes in Brazilian architecture. Seen through the logic of artistic and architectural modern avant-gardes, the technical innovations made possible the emergence of unique visual expressions in our architecture and art. In this sense, the construction of Brasilia consists in a mark of an important historical moment in Brazilian cultural renewal. The city represents the construction of a developed nation image trough the materialization of a planned capital of modern expression. In this context, this research pretends to study some of the Athos Bulcão artistic tile panels found at Brasilia urban scales, their possible relations with constructive Brazilian art, called concretism and neoconcretism; and check their aesthetic and spatial interactions with the architecture and the urbanism of the city.
Descrição: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2016.
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