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Título: Marketing viral : quando os internautas são a melhor propaganda
Autor(es): Silva, Nelito Falcão da
Orientador(es): Martino, Luiz Cláudio
Assunto: Marketing viral
Marketing
Publicidade e propaganda
Internet
Teorias da comunicação
Data de publicação: 24-Nov-2009
Referência: SILVA, Nelito Falcão. Marketing viral: quando os internautas são a melhor propaganda. 2008. 171 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Este trabalho aborda a publicidade na rede Internet. Trata-se de identificar como características do meio estimulam a estratégia de comunicação conhecida como marketing viral, que busca tirar proveito das capacidades dos recursos informáticos aplicados aos meios de comunicação e das novas formas de relações interpessoais que se desenrolam no ciberespaço. O trabalho discute várias formas de marketing e procura situar o papel da publicidade na sociedade moderna e sua relação com os meios de comunicação. Também se explora as diversas tentativas do marketing para sistematizar seu conhecimento sobre a propaganda boca-a-boca, a fim de propor uma definição do fenômeno marketing viral. Paralelamente foi realizada pesquisa de campo para saber como o fenômeno é percebido no dia a dia dos publicitários. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This piece of work approaches advertising on the Internet. It’s about identifying how characteristics of the environment stimulate the communication strategy known as viral marketing, which tries to take advantage of the capacities of the informatics resources applied to the media as well the new forms of interpersonal relationships that take place in cyberspace. The work discusses several models of marketing and tries to spot the role of advertising in modern society and its relationship with the media. It also explores the various marketing attempts to systematize their knowledge of word-of-mouth marketing, in order to propose a definition of the viral marketing phenomenon. In parallel, a field research was conducted to find out how the phenomenon is perceived on the advertisers day-by-day.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2008.
Aparece nas coleções:FAC - Mestrado em Comunicação (Dissertações)

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