RIUnB >
30. IQ - Instituto de Química >
IQ - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências na UnB >
IQ - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências (Dissertações) >

Utilize este link para identificar ou citar este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22823

Arquivos neste item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
2016_LarissaRabêloMarques.pdf3,15 MBAdobe PDFver/abrir

Título: Atividades experimentais no Ensino de Química : uma proposta didática no contexto da socioeducação
Autor(es): Marques, Larissa Rabêlo
Orientador(es): Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro
Assunto: Química - estudo e ensino
Medidas socioeducativas
Atividades experimentais
Data de publicação: 7-Mar-2017
Data de defesa: 1-Dez-2016
Referência: MARQUES, Larissa Rabêlo. Atividades experimentais no Ensino de Química: uma proposta didática no contexto da socioeducação. 2016. 155 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Numa escola em uma Unidade Socioeducativa de Internação para Adolescentes, muitos são os desafios educacionais específicos que influenciam no processo de ensino e de aprendizagem. Um ensino de Ciências descontextualizado, indiferente às questões sociais, com uma visão conteudista e positivista não tende a favorecer o processo de reflexão e ressignificação do ato infracional cometido pelos socioeducandos e pouco desperta interesse pelas atividades educacionais. Visando favorecer a motivação e interação dos discentes, o acesso aos conteúdos e metodologias diferenciadas e construção de uma relação de autoconfiança com o conhecimento, o presente trabalho se propõe a analisar o impacto de atividades experimentais no processo de ensino em uma Unidade de Internação. Avaliamos a implementação de uma proposição didática elaborada com atividades que enfatizam a relação teoria-experimento, incorporando a interdisciplinaridade e a contextualização e levando em conta a segurança e os materiais disponíveis dentro desse contexto, buscando avaliar não apenas o processo de aprendizagem dos jovens, mas também seu envolvimento com os processos educativos e a ressignificação da importância do conhecimento escolar para suas vidas. A proposição foi implementada em uma escola em uma Unidade Socioeducativa de Internação do Distrito Federal no primeiro semestre de 2016. Para a análise dos dados utilizamos abordagem qualitativa. Os resultados indicam que a proposição didática se tornou eficaz no alcance dos seus objetivos e as atividades experimentais tornam o processo de ensino-aprendizagem de Química mais significativo para os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de internação.
Abstract: At a school in a socio-educational unit for adolescent internment, many are the specific educational challenges that influence the process of teaching and learning. A misguided teaching of sciences, insensitive to social matters, with a content manager and positivist view tends not to favor the process of reflection and resignification of the infractions committed by the adolescents and little awakens their interest for educational activities. Aiming to favor the motivation and interaction among students, the access to unusual contents and methodologies and the nurture of a self-confident relation with knowledge, this paper aims to analyze the impact of experimental activities in the process of teaching in a socio-educational unit. The implementation of a teaching method elaborated with activities that emphasize the relation theory-experiment was evaluated, adding the interdisciplinarity and contextualization, taking into account the safety and the available material in this context, seeking to evaluate not only the learning process of teenagers, but also their involvement with the educational process and the resignification of the importance of knowledge in their own lives. The proposition was implemented at a school in a social-educational unit of internment in Distrito Federal in the first semester of 2016. The content analysis method utilizes a qualitative approach. The results showed that the teaching method has become effective in reaching its goals and the experimental activities make a more meaningful teaching and learning of chemistry for the adolescents interned under social-educative measures.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2016.
Licença : A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece na Coleção:IQ - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências (Dissertações)

Todos os itens no repositório estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.

 

Site Creative Commons Site Oaister Sítio IBICT Universidade de Brasília
Sobre o Repositório  |  FAQ  |  Estatísticas |  Termo de Autorização do Autor
Copyright © 2008 MIT & HP. Todos os direitos reservados.