Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22743
Título: Comparação de métodos computacionais para o estudo da termodinâmica de sistemas com interações de longo alcance
Autor(es): Silva Júnior, Moises Fabiano Pereira da
Orientador(es): Amato, Marco Antonio
Assunto: Termodinâmica
Monte Carlo, Método de
Interações de longo-alcance
Data de publicação: 23-Fev-2017
Data de defesa: 15-Fev-2016
Citação: SILVA JÚNIOR, Moises Fabiano Pereira da. Comparação de métodos computacionais para o estudo da termodinâmica de sistemas com interações de longo alcance. 2016. 88 f., il. Dissertação (Mestrado em Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Sistemas com interações de longe alcance podem apresentar propriedades termodinâmicas peculiares como não-aditividade, calor específico negativo e inequivalência de ensembles. Neste caso o ensemble mais conveniente para calcular as grandezas termodinâmicas é o ensemble microcanônico. Entretanto, calcular a função de partição microcanônica é, por muitas vezes, uma tarefa difícil, devido à integração sobre as posições. Por isso, métodos computacionais são importantes para resolver esse problema. Neste trabalho é feita uma comparação entre dois métodos de Monte Carlo para estudar a termodinâmica de sistemas com interação de longe alcance, com o intuito de analisar qual algoritmo é superior ao outro em diferentes situações.
Abstract: Systems with long-range interactions may present strange thermodynamics properties as non-additivity, negative specific heat and inequivalence of ensembles. In this case the most convenient ensemble to calculate the thermodynamic quantities is the microcanonical ensemble. However, calculate the microcanonical partition function is often a hard task, due the integration over the configuration space. Thus, computational methods are important to solve these problems. In this report a comparison is made between two Monte Carlo methods to study the thermodynamics of systems with long-range interactions, in order to analyze what algorithm is superior to the other in different situations.
Descrição: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, 2016.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:IF - Mestrado em Física (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MoisesFabianoPerreiradaSilvaJunior.pdf2,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.