Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2274
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008_ClaudiaAracelliChampiCuti_reduzida.pdf5,69 MBAdobe PDFView/Open
Title: Metodologia para cadastro georreferenciado de pedreiras : estudo de caso de duas pedreiras no entorno de Goiânia/GO
Authors: Cuti, Claudia Aracelli Champi
Orientador(es):: Ribeiro, Luís Fernando Martins
Vargas, Carlos Lauro
Assunto:: Sistemas de informação
Minas e mineração
Minas e recursos minerais
Jazidas minerais
Issue Date: 1-Mar-2008
Citation: CUTI, Claudia Aracelli Champi. Metodologia para cadastro georreferenciado de pedreiras: estudo de caso de duas pedreiras no entorno de Goiânia/GO. 2008. 127 f. Dissertação (Mestrado em Geotecnia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Abstract: A mineração é sem dúvida um fator determinante do desenvolvimento do país, não somente pela geração de riquezas mas também representa um mecanismo de progresso e desenvolvimento de diversas regiões. Contudo, percebe-se que nem todas as empresas do setor dispõem de dados que possam otimizar o processo produtivo e quantificar os impactos ambientais gerados por estas atividades. Neste sentido, é necessário estabelecer metodologias que possam auxiliar na compilação de dados e informações que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor mineral, visando reduzir a produção de rejeitos pelo aumento da eficiência da produção mineral. Esta dissertação trata do cadastramento das pedreiras no entorno de Goiânia e apresenta informações básicas de localização e características das pedreiras, assim como dados geomecânicos que foram obtidos em laboratório e campo, para assim criar uma base de dados que possa ser utilizada pelo publico e próprias pedreiras para outras finalidades. Este estudo se baseia na utilização dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e em classificações geomecânicas. O trabalho realizado envolveu um raio de 32 km ao redor da cidade de Goiânia para seleção das pedreiras. Na região foram identificadas nove pedreiras. Para realização deste trabalho foram selecionadas duas pedreiras Araguaia e Anhanguera localizadas nos municípios de Aparecida de Goiânia e Caturaí respectivamente, considerando principalmente a disponibilidade das informações. Para o estudo de localização das pedreiras utilizou-se o programa SPRING e posteriormente para o cadastro de informações e confecção dos mapas trabalhou-se no programa ArcGIS. Neste contexto, foram elaboradas fichas cadastrais contendo dados básicos das pedreiras como nomes, coordenadas geográficas, produção, reservas e algumas informações referentes a características dos rejeitos produzidos por cada pedreira, alem de estudos de impactos ambientais. Ressalta-se que parte dos dados para formação da ficha cadastral foram transmitidos pelos responsáveis de cada pedreira estudada. A caracterização geomecânica dos maciços foi realizada para classificar os maciços e acrescentar a base de dados. Essa caracterização envolveu investigações de campo em conjunto com ensaios de laboratório, por meio dos métodos de classificação RMR89 (Rock Mass Rating) e o GSI (Geological Strengh Index). Para isso obteve-se os seguintes parâmetros: resistência a compressão uniaxial, resistência à tração, módulo de elasticidade e coeficiente de poisson. Assim com todos esses dados, foi possível realizar o cadastro georreferenciado com 30 atributos para cada pedreira avaliada e estabelecer uma metodologia para cadastro georreferenciado de pedreiras.
Description: 127 f. : il.
metadata.dc.description2: Dissertação de Mestrado submetida ao departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre.
Appears in Collections:ENC - Mestrado em Geotecnia (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/2274/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.