Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22592
Título: Proposta de uma metodologia para o ensino de inércia no ensino médio utilizando os conceitos de equilíbrio dos corpos
Título(s) alternativo(s): Proposal of a methodology for teaching inertia in high school using the concepts of balance of bodies
Autor(es): Silva, Frederico Jordão Montijo da
Orientador(es): Verdeaux, Maria de Fátima da Silva
Assunto: Ensino médio - métodos de ensino
Leis de Newton
Inércia (Primeira Lei de Newton)
Física - estudo e ensino - ensino médio
Data de publicação: 15-Fev-2017
Data de defesa: 11-Dez-2015
Citação: SILVA, Frederico Jordão Montijo da. Proposta de uma metodologia para o ensino de inércia no Ensino Médio utilizando os conceitos de equilíbrio dos corpos. 2015. 130 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma metodologia utilizando um plano de aula para o ensino das Leis de Newton com enfoque na Primeira Lei, conhecida como lei da Inércia, e sua associação com os conceitos de equilíbrio de ponto material. O plano de aula foi concebido com base nas informações obtidas por meio de um pré-teste elaborado pelo autor. As fragilidades identificadas por este instrumento foram trabalhadas em aulas expositivas-dialogadas e em uma atividade experimental com materiais de baixo custo. Os resultados obtidos ao término do processo trazem bons indícios de que a metodologia utilizada foi eficiente e alcançou os objetivos propostos, mostrando-se favorável sua implementação nas aulas de Física no Ensino Médio.
Abstract: This paper presents a methodology using a lesson plan for teaching Newton's laws focusing on the First Law, known as the law of inertia and its association with the equilibrium concepts. The lesson plan is designed based on information obtained through a pre-test developed by the author. The weaknesses identified by this instrument were worked into exhibition-dialogued classes and an experimental activity with inexpensive materials. The results at the end of the process bring good evidence that the methodology used was efficient and achieving its goals, being favorable implementation in physics classes in high school.
Descrição: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, 2015.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:IF - Mestrado em Física (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_FredericoJordãoMontijodaSilva.pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.