RIUnB >
03. CEAM - Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares >
CEAM - Programa de Pós-graduação >
PPGDH - Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania (Dissertações) >

Utilize este link para identificar ou citar este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22360

Arquivos neste item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
2016_NéliaPaulaRodriguesdaLuz.pdf2,32 MBAdobe PDFver/abrir

Título: Alfabetização de adultos no Distrito Federal : um estudo de caso
Autor(es): Luz, Nélia Paula Rodrigues da
Orientador(es): Castro, Vanessa Maria de
Assunto: Direitos humanos - escolas
Educação
Alfabetização de jovens e adultos
Educação de jovens e adultos
Data de publicação: 31-Jan-2017
Data de defesa: 9-Set-2016
Referência: LUZ, Nélia Paula Rodrigues da. Alfabetização de adultos no Distrito Federal: um estudo de caso. 2016. 177 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esta pesquisa destinou-se a analisar o processo de alfabetização numa turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O trabalho de campo ocorreu numa sala de aula de uma escola pública do Distrito Federal - 1ª etapa/1º segmento - enfocando especificamente o perfil dos estudantes, os conhecimentos teóricos das docentes sobre a EJA e algumas práticas pedagógicas alfabetizadoras desenvolvidas nesse espaço. Como apoio teórico buscou-se autores ligados ao campo dos direitos humanos e da educação de adultos como Flores (2009), Dallari (2007), V.Paiva (2003), Freire (1979a, 1979b, 1977, 1996), Soares (2011, 2008), Arroyo (2011), Gadotti (2009), Galvão e Di Pierro ( 2013), Schwartz (2010), Moura (1999), Ribeiro (2007), Haddad (2006), entre outros. Na coleta de dados para este estudo de caso, utilizou-se a observação participante durante as aulas, e entrevistas semiestruturadas com alunos/as e professoras. Alguns dos resultados encontrados indicaram que esse contexto estava formado por estudantes mais velhos da classe trabalhadora, migrantes de outros estados do Brasil e de maioria nordestina, que não tiveram acesso à escola no período da infância, e que buscavam satisfazer necessidades mais imediatas ao seu dia-adia com a aprendizagem da leitura e da escrita. Esse espaço institucional de ensino, além das interações sociais, também se configurou como um lugar de acolhimento entre seus sujeitos - discentes e docentes - refletidos na atenção e atitudes solidárias que tiveram uns com os outros. Ademais, nas aulas pesquisadas, observou-se o predomínio de métodos e estratégias de ensino ligadas à educação tradicional, caracterizadas pela ênfase em atividades que retratavam uma perspectiva instrumental de alfabetização (codificação e decodificação do sistema da escrita). Com menos intensidade, percebeu-se alguns traços característicos da educação crítica sob a forma de conteúdos, cujas abordagens, buscavam aproximação com aspectos socioeconômicos pertencentes à realidade dos estudantes.
Abstract: Esta Investigación tuvo como objetivo analizar el proceso de alfabetización en una clase de Educación de Jóvenes y Adultos (EJA). El trabajo de campo se produjo en una clase de una escuela pública del Distrito Federal - 1ª etapa / 1º segmento - y enfocó específicamente el perfil de los estudiantes, los conocimientos teóricos de los profesores en la EJA y algunas prácticas pedagógicas desarrolladas en este espacio. Como soporte teórico se utilizó autores vinculados a los derechos humanos y a la educación de adultos como Flores (2009), Dallari (2007), V.Paiva (2003), Freire (1979a, 1979b, 1977, 1996), Soares (2011 , 2008), Arroyo (2011), Gadotti (2009), Galvão y Di Pierro (2013), Schwuartz (2010), Moura (1999), Ribeiro (2007), Haddad (2006), entre otros. El recogido de datos para este estudio de caso, se utilizó la observación participante durante las clases, y las entrevistas poco estructuradas con los alumnos y los profesores. Algunos de los resultados indicaron que este contexto se formó por los estudiantes mayores de la clase obrera, migrantes de otros estados de Brasil, y la mayor parte era del noreste que no tuvieron acceso a la escuela durante la infancia, y que pretendían satisfacer las necesidades inmediatas de sus cotidianos con el aprendizaje de la lectura y la escritura. Este espacio institucional de educación, así como las interacciones sociales, también se entendía como un lugar de acogida entre las personas - estudiantes y profesores - que se refleja en la atención y cuidados que tenían entre sí. Por otra parte, en las clases pesquisadas, hubo un predominio de los métodos de enseñanza y estrategias vinculadas a la educación tradicional que se caracteriza por un énfasis en actividades que retrata una visión instrumental de alfabetización (codificación y decodificación del sistema de escritura). Con menor intensidad, se observó algunos rasgos que pertenecen a la educación crítica en forma de contenidos, donde se buscó un acercamiento con los aspectos socioeconómicos relacionados con la realidad de los estudiantes.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2016.
Licença : A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Coorientador(es): Rêses, Erlando da Silva
Aparece na Coleção:PPGDH - Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania (Dissertações)

Todos os itens no repositório estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.

 

Site Creative Commons Site Oaister Sítio IBICT Universidade de Brasília
Sobre o Repositório  |  FAQ  |  Estatísticas |  Termo de Autorização do Autor
Copyright © 2008 MIT & HP. Todos os direitos reservados.