Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22337
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_NiéciodaCostaAnunciaçãoJunior.pdf3,19 MBAdobe PDFView/Open
Title: Aplicação do problema inverso para poroelasticidade dinâmica usando método dos elementos de contorno e algoritmo genético
Authors: Anunciação Junior, Niécio da Costa
Orientador(es):: Anflor, Carla Tatiana Mota
Assunto:: Método dos elementos de contorno
Poroelasticidade
Algoritmos genéticos
Engenharia inversa
Problema inverso
Issue Date: 30-Jan-2017
Citation: ANUNCIAÇÃO JUNIOR, Niécio da Costa. Aplicação do problema inverso para poroelasticidade dinâmica usando método dos elementos de contorno e algoritmo genético. 2016. xvii, 105 f., il. Dissertação (Mestrado em Integridade de Materiais da Engenharia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Abstract: Este trabalho tem o objetivo de usar o Método dos Elementos de Contorno (MEC) e um Algoritmo Genético (AG) para resolver um problema de poroelasticidade dinâmica, considerando a engenharia inversa. O problema inverso é formulado como um procedimento de otimização no qual um Algoritmo Genético determina o melhor conjunto de constantes do material. O procedimento de caracterização proposto apresenta uma metodologia para determinar as propriedades mecânicas das rochas através do processo de otimização de ajuste de curva, uma vez que a curva x amplitude de frequência é conhecidao. As equações governantes para o problema apresentado são introduzidas considerando as variáveis de tensão-deformação na formulação estabelecida por Biot para o problema de porosidade dinâmica. A metodologia mostrou boa precisão para determinar as propriedades mecânicas da rocha.
Abstract: This research aims to use the Boundary Element Method (BEM) and a genetic algorithm (GA) to solve a problem of dynamics poroelasticity considering inverse engineering. The inverse problem is formulated as an optimization procedure in which an genetic algorithm determines the best set of material constants. The procedure of characterization proposed, presente a method to determine the mechanical properties of the stone through the optimization process of curve fitting in a once that curve x amplitude of frequency is known. The governing equations for the problem presented are introduced considering the tension of variable- deformation in formulation established by Biot to the problem of dynamic porosity. The methodology showed good precision to determine the mechanical properties of the stone.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia, 2016.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:FGA - Mestrado em Integridade de Materiais da Engenharia

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/22337/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.