Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22213
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_ScarlettDantasdeSáAlmeida.pdf1,15 MBAdobe PDFView/Open
Title: Ritos, cerimônias e poder em Castela : uma análise político-cultural dos costumes de corte (séc. XV)
Authors: Almeida, Scarlett Dantas de Sá
Orientador(es):: Coelho, Maria Filomena Pinto da Costa
Assunto:: Cultura política
Política cultural
Reino de Castela
Issue Date: 16-Jan-2017
Citation: ALMEIDA, Scarlett Dantas de Sá. Ritos, cerimônias e poder em Castela: uma análise político-cultural dos costumes de corte (séc. XV). 2016. 127 f., il. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Abstract: Esta dissertação de mestrado propõe um estudo político-cultural, sobre costumes, rituais e cerimônias de corte e sua relação com o exercício do poder, com especial ênfase na aristocracia de corte castelhana do século XV. Além de não ser muito numerosa, a maioria dos trabalhos que se debruça sobre as cerimônias e costumes da corte na Idade Média privilegia a figura do monarca, com pouca ênfase na aristocracia, sendo esse um tema de pesquisa mais frequente com relação ao Antigo Regime. Assim, esta pesquisa pretendeu estudar os ritos na corte castelhana para averiguar como eles são registrados pelo discurso do poder e como se inserem nas dinâmicas da política relativa às ordens superiores. Por essa proposta de interpretação se considerou que os costumes de corte fazem parte de uma tradição que se estende durante séculos; portanto, é também um estudo de longa duração. Para a realização da dissertação, recorreu-se a uma crônica e a um tratado castelhanos que narram acontecimentos políticos e o cotidiano da corte no século XV. ________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The following essay aims at doing a political and cultural study on customs, rituals, and court ceremonies as well as their relationship with the exercise of power. Special emphasis will be given to the XV century Castilian court aristocracy. Besides not being many, most of the researches about the Middle Age customs and ceremonies emphasize the monarch, leaving aside the aristocracy, being the latter a much more frequent theme for Ancien Régime researchers. Therefore, this study intended to analyze the Castilian rituals so as to investigate how they are registered into discourses of power, and how they are inserted in the political dynamics attached to the superior orders. As a consequence of that point of view, the court customs are seen as a tradition that extents throughout centuries, turning into a long duration study. Furthermore, in order to conclude the essay, two documents were accessed. Both of them were written by Castilian chronists who relate the political events as well as the quotidian and court life in the XV century.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, 2016.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:HIS - Mestrado em História (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/22213/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.