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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22200
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Title: Análise dos programas de investimentos no transporte ferroviário de cargas : PPA’s 2008/2011 – 2012/2015
Authors: Peixoto Filho, Adelívio
Orientador(es):: Fortes, José Augusto Abreu Sá
Assunto:: Políticas públicas
Transporte ferroviário
Transporte ferroviário - avaliação - Brasil
Transporte de carga
Issue Date: 13-Jan-2017
Citation: PEIXOTO FILHO, Adelívio. Análise dos programas de investimentos no transporte ferroviário de cargas: PPA’s 2008/2011 – 2012/2015. 2016. xv, 102 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Abstract: O setor transportes em sua interação com cada região do país estabelece uma dinâmica própria e diferenciada, tendo uma contribuição direta no desempenho econômico e na qualidade de vida das pessoas, e é determinante para o crescimento e desenvolvimento de uma região. Nesse sentido, a eficiência e a eficácia dos planos e programas governamentais de investimentos em transportes, aliado ao recurso privado, repercutem diretamente na competitividade dos demais setores. A presente dissertação objetiva analisar as políticas de transportes através da comparação dos investimentos previstos e realizados no transporte ferroviário de cargas, constantes nos PPA’s 2008 - 2011 e 2012 - 2015, e ainda, auferir os projetos concluídos em termos de km de ferrovias entregues. Para atender aos objetivos desta pesquisa, foi utilizado o método da eficácia objetiva e, de forma complementar e investigativa, procedida à aplicação de entrevistas e questionários com gestores e técnicos da área de transportes e de órgãos afins, com o planejamento e a execução da política de transportes. Os resultados obtidos para com a realização física e financeira dos empreendimentos ferroviários de carga contidos nos PPA's, frente às metas pré-estabelecidas, ficaram abaixo do desejável e do previsto pelo governo para cada quadriênio. Em contraponto, a execução financeira do PPA 2012 – 2015 relativamente à meta inicialmente prevista reflete um alto grau de aplicação de recursos nos projetos ferroviários de carga, entretanto, com uma baixa execução física, o que remete a não efetividade do plano quanto à sua eficiência e eficácia. Por fim, as entrevistas realizadas e os questionários aplicados, foram relevantes para destacar e conhecer os fatores que contribuíram para a inefetividade das metas propostas nos PPA’s, além de se poder graduar sua importância e correlação na concepção/execução das políticas de transporte. Os resultados encontrados atestam a não realização das metas programadas nos períodos previstos, reforçando a ineficiência do planejamento governamental, com reflexos acentuados no setor transportes. As metas financeiras previstas nos PPA’s não guardam correspondência com as respectivas metas físicas, desacreditando esses planos frente à sociedade e os programas e projetos ferroviários planejados perante os gestores, técnicos e os executores. _________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Transportation sector has been establishing its own differential dynamic, integrated within each region of a country, with a direct contribution to their economic performances and habitants' quality of life. It is also crucial to each region development and progress. Furthermore, efficiency and effectiveness of Governmental Plans and Programs for investments in the transportation sector, including private funding, have affected directly on competitiveness of other sectors. This dissertation has aimed to analyse both budget and spent investment amounts in cargo railways transportation, published by Ministry of Transport at Multi Annual Plan 2008 to 2011, and 2012 to 2015. In addition, concluded projects have been assessed based on kilometre of completed rail tracks. In order to achieve the goals of this research, it has been used the objective efficiency evaluation method, followed by a complementary and more informative way, in which has been applied interviews and questionnaires to managers and technicians of the transport area that work with planning and implementation of the transport policy. The results attained by analysing all data, in comparison with the goals set by the Government, have indicated that the expected achievements have not been reached in either period of time evaluated in this research. On the other hand, when evaluating the financial implementation of the Multi Annual Plan 2012 to 2015 regarding its initial budget, it has revealed that although a high amount of funds have been supplied to projects of cargo railways, only few of those projects have been successfully completed, demonstrating the inefficiency and ineffectiveness of the planning. The analysis presented in this research has been relevant to highlight the factors that contribute to the failure of the Government on achieving the targets indicated at the Multi Annual Plan, rating its importance and correlation in terms of implementation of the transport policy. In conclusion, the results attained have attested the fact that the inefficiency of Government planning with solid reflexes in the transportation sector. Moreover, the budget amounts published at the Multi Annual Plans have shown no correlation with the spent amounts degrading them to society and discrediting projects and programmes to managers, technicians and executives.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
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Appears in Collections:ENC - Mestrado em Transportes Urbanos (Dissertações)

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