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Título: Especificação de requisitos de software para o planejamento das contratações de tecnologia da informação
Autor(es): Silva, Dyego Alves da
Orientador(es): Oliveira, Edgard Costa
Assunto: Tecnologia da informação
Gestão de riscos
Software - desenvolvimento
Data de publicação: 11-Jan-2017
Data de defesa: 27-Jul-2016
Referência: SILVA, Dyego Alves da. Especificação de requisitos de software para o planejamento das contratações de tecnologia da informação. 2016. xvii, 243 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: As contratações de Tecnologia da Informação (TI) possuem grande relevância administrativa, sendo indispensáveis para o bom funcionamento das organizações públicas, essas consomem grandes quantidades de recursos públicos, e envolvem muitas atividades, unidades administrativas, pessoas e legislações. Planejar o processo de contratação TI e o gerir a luz da Gestão de Riscos não é atividade trivial, sendo de suma importância. Esta pesquisa propõe a especificação de requisitos de um software que automatize o processo e as atividades do Planejamento da Contratação de Soluções de TI (PCSTI) de um órgão do Governo do Distrito Federal. O método de pesquisa adotado é o estudo de caso baseado em uma Secretaria de governo. A fundamentação teórica envolveu o Guia de Boas Práticas de Contratação de Soluções TI, a Instrução Normativa SLTI/MPOG no 04 (IN 04), normas de referência em gestão de risco, gestão de processos e o gerenciamento de requisitos. Na análise do contexto das contratações públicas identificou-se a carência de software para gerenciar o planejamento e foi observado que a análise de risco não é realizada como propõe as melhores práticas. Assim, os requisitos do software proposto busca atender essas carências identificadas. Para entendimento do contexto e levantamento dos documentos basilares do desenvolvimento do software foi mapeado o processo PCSTI da secretaria, realizou-se um estudo da gestão de riscos do PCSTI e foi proposto um processo de gerenciamento de requisitos híbrido baseado nas metodologias SAFe e RUP. O processo foi aplicado e gerou a documentação de requisitos do software proposto que foi aprovada pela secretaria. ___________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
TI hires have great administrative importance, being necessary to the proper functioning of public organizations, they consume large amounts of public resources, and involve many activities, administrative units, people and legislation. So plan the Hiring Process TI and managing the light of risk management is not trivial activity, which is extremely important. This research proposes a software solution based on Risk Management that automates the process and the activities of the Planning TI Solutions Hiring an agency of the Federal District. The research method adopted is the case study based on a desktop. The theoretical basis mainly involved the Good Practice Guide for TI Solutions Hiring, Normative Instruction SLTI / MPOG Number 04 (IN 04), reference standards in risk management, process management and requirements engineering. The requirements engineering and software design will be based on modeling of the process of the TI procurement planning and analysis software that have similar functionality with in this research. In the analysis of the agency’s hiring process identified the lack of software to manage the planning, and it was observed that the risk analysis is not promoted as proposed best practices. Thus, the design of the proposed software aims to meet these identified needs.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência Da Computação, 2016.
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Aparece nas coleções:MPCA - Mestrado Profissional em Computação Aplicada (Dissertações)



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