Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22103
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_DiegoPereiraBorges.pdf134,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Ator em cena : notas sobre apropriações artísticas e pedagógicas a partir do trabalho de João Brites, o teatro o bando e seu sistema de formação para atores
Autor(es): Borges, Diego Pereira
Orientador(es): Curi, Alice Stefânia
Assunto: Atores - aspectos psicológicos
Metodologias artísticas
Artes cênicas - representação teatral
Data de publicação: 6-Jan-2017
Referência: BORGES, Diego Pereira. Ator em cena: notas sobre apropriações artísticas e pedagógicas a partir do trabalho de João Brites, o teatro o bando e seu sistema de formação para atores. 2016. 174 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho propõe um estudo sobre alguns princípios e procedimentos do Sistema de Formação “Consciência do Ator em Cena”, criado pelo encenador português João Brites e pelo Teatro O Bando, que, desde meu primeiro contato com o grupo em 2007, vem influenciando diretamente meu trabalho com teatro. Através de uma breve contextualização histórica sobre a trajetória artística de João Brites e o período em que o Bando foi fundado, procuro compreender como foi construída uma linguagem singular onde a poética e a técnica estão aliadas ao discurso político e social. Esta pesquisa visa, ainda, discutir como tal proposta pedagógica interfere nas perspectivas e horizontes do trabalho do ator. Finalmente, procuro através da reflexão, apropriação e desdobramentos de conceitos e exercícios, perceber como alguns dos princípios do Sistema de Formação vem sendo utilizados em minha própria metodologia de trabalho enquanto ator, diretor e professor. ________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work proposes a study on some principles and procedures of the Training System "Actor Consciousness in Scene", created by Portuguese director João Brites and the Teatro O Bando, that since my first contact with the group in 2007, has a direct impact in my work. Through a brief historical background on the artistic career of João Brites and the period in which the Bando was founded, I seek to understand a how was built a natural language where the poetic and the technique are combined with the political and social discourse. This research is also intended to discuss how such pedagogical proposal interferes with the perspectives and horizons of the actor's work. Finally, I seek through reflection, apropriation of concepts and exercises, to perceive how some of the principles of the Training System has being used on my own methodology of work as an actor, director and teacher.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2016.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:IdA - Mestrado em Artes (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.