Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22077
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MaikaPiresMilezzi.pdf3,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O artesanato guarani entre o encanto e o conflito : a intervenção do design na produção de artesanato tradicional sob uma ótica descolonial
Autor(es): Milezzi, Maika Pires
Orientador(es): Queiroz, Shirley Gomes
Assunto: Design de produto
Artesanato
Colonialidade
Índios Fulni-ô - Pernambuco Índios Guarani
Data de publicação: 5-Jan-2017
Referência: MILEZZI, Maika Pires. O artesanato guarani entre o encanto e o conflito: a intervenção do design na produção de artesanato tradicional sob uma ótica descolonial. 2016. 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A produção artesanal de culturas tradicionais se desenvolve fundamentada em uma estrutura de conhecimento diferente da que foi desenvolvido o design. Com a crescente desenvolvimento de atividades de design junto a comunidades produtoras de artesanato, afim de fomentar a inserção desses produtos no mercado, questionamos se essas atividades podem gerar conflitos. Principalmente no que diz respeito a colonialidade e apagamentos de saberes tradicionais em detrimento dos hegemônicos. No caminho para entender essa interação, este trabalho busca localizar a produção artesanal mbya guarani dentro de seu sistema cultural, sua relação com o território, modo de vida e cosmologia mbya guarani, afim de discutir, posteriormente, os impactos de um projeto de design nessa produção. __________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The craft production in traditional cultures was developed based on a knowledge structure different from that in which the design was developed. With the increasing involvement of design activities in craft-producing communities, we ask if these activities may cause struggle, specially concerning to coloniality and traditional knowledges being erased by hegemonic ones. In order to understand this relation, this article is an effort to locate the mbya guarani craft production in its own cultural system, its relation with the territory, the way of life and cosmology of those people, and thereafter, discuss the outcomes of a design project in this production.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, Programa de Pós-Graduação em Design, 2016.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:DIN - Mestrado em Design (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.