Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22049
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_RachelCristinaMelloGuimarães.pdf2,07 MBAdobe PDFView/Open
Title: Nomeação de elementos ontológicos para criação de ontologias : uma proposta metodológica
Authors: Guimarães, Rachel Cristina Mello
Orientador(es):: Duque, Cláudio Gottschalg
Coorientador(es):: Guizzardi, Giancarlo
Assunto:: Teoria do conceito
Ontologia
Classificação facetada
Issue Date: 2-Jan-2017
Citation: GUIMARÃES, Rachel Cristina Mello. Nomeação de elementos ontológicos para criação de ontologias: uma proposta metodológica. 2015. 169 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: Analisa no escopo da Ciência da Informação os fundamentos da Teoria da Classificação Facetada e Teoria do Conceito com foco nos seus princípios e métodos para análise, identificação e formação de termos/conceitos de um domínio de conhecimento. Na Ciência da Computação descreve os aspectos conceituais de ontologias de fundamentação, a modelagem conceitual orientada a ontologia, a partir da base teórica subjacente à Unified Foundational Ontology (UFO) e analisa os estereótipos da linguagem OntoUML. Utiliza a pesquisa aplicada com abordagem qualitativa com análise de conteúdo e análise de assunto, bem como, a pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica e documental para propor, por meio, de uma perspectiva interdisciplinar que engloba área como a Ciência da Informação e Ciência da Computação o método Nomeação de Elementos Ontológicos (NEO) para delimitação, definição e validação de conceitos e relações para a nomeação de entidades, relacionamentos e atributos na elaboração de modelos conceituais ontológicos em combinação com ontologias de fundamentação utilizando a linguagem OntoUML para a criação de ontologias. Aplica o método NEO construção de ontologias de domínio para a gestão de coleções no campo da biblioteconomia, especificamente no processo de seleção de material informacional. Conclui que a incorporação dos princípios e métodos da Teoria da Classificação Facetada e Teoria do Conceito combinada com as Ontologias de Fundamentação, especificamente a UFO e a linguagem OntoUML contribui para a consistência dos termos/conceitos, flexibilidade nas combinações dos termos/conceitos e suas relações e na elaboração de definições de termos/conceitos na construção de ontologias de domínio.
Abstract: It analyzes the scope of information science the foundations of Faceted Classification Theory and Concept Theory. In Computer Science describes the conceptual aspects of foundational ontologies, oriented conceptual modeling ontology, from the underlying theoretical basis for the Unified Foundational Ontology (UFO) and analyzes the stereotypes of OntoUML language. Uses applied research with a qualitative approach with content analysis and subject analysis, as well as exploratory, descriptive and literature. It proposes, by means of an interdisciplinary perspective encompassing area as the Information Science and Computer Science the Ontological Elements Nomination method (NEO) for delimitation, definition and validation of concepts and relationships for the appointment of entities, relationships and attributes in development of conceptual models in combination with foundational ontologies using OntoUML language. Apply the NEO method in preparing a conceptual model oriented ontology for the domain knowledge in collection management in the field of library science, specifically in the informational materials selection process.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2015.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.T.22049
Appears in Collections:FCI - Doutorado em Ciência da Informação (Teses)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/22049/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.