Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22021
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAPITULO_PropostaIntegracaoAcao.pdf954,63 kBAdobe PDFView/Open
Title: Proposta de integração da ação bibliotecária e ação docente no programa de formação para competências em informação na biblioteca universitária
Authors: Simeão, Elmira
Suaiden, Emir José
Nunes, Denise Bacellar
Santos, Lídia
Freitas, Fabiane Nogueira
Santos, Francisco Rafael Amorim dos
Nasser, Jane
Teotônio, Mara Karoline Lins
Santos, Rafael Barcelos
Pereira, Valéria Canto
Peres, Mônica Regina
Assunto:: Competência informacional
Biblioteca universitária
Biblioteconomia
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação
Citation: SIMEÃO, Elmira Luzia Melo Soares et al. Proposta de integração da ação bibliotecária e ação docente no programa de formação para competências em informação na biblioteca universitária. In: SIMEÃO, Elmira Luzia Melo Soares; BELUZZO, Regina Célia Baptista (Coord.). Competência em Informação: teoria e práxis. Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2015. p. 169-184.
Abstract: Relata experiência inovadora da Biblioteca Central da Universidade de Brasília em um Programa de Formação em Competência em Informação que integra docentes, discentes e bibliotecários da instituição. O programa reúne um conjunto de habilidades, desenvolvidas de forma disciplinada e coerente com o currículo universitário. A ação capacita o aluno para a autonomia na busca e uso de informações significativas à sua formação. A proposta inicial se apoia na oferta de uma disciplina cujo conteúdo aborda questões de normalização, metodologia, prática de pesquisa, direitos autorais e similares. A oferta da disciplina é complementada com outros formatos de treinamentos, alguns já utilizados pela biblioteca. A ideia é que parte desses conteúdos pode ser construído por bibliotecários, apoiados pelos professores. O mais importante é destacar a biblioteca como protagonista do processo de qualificação da pesquisa institucional. Na prática há consulta e interação com os diversos materiais a partir da página da biblioteca (textos, vídeos, tutoriais, etc.) e a divulgação dos repositórios institucionais. A avaliação se dá em processo quali-quantitativo e tem como objetivo principal verificar se os alunos utilizaram nas pesquisas a documentação certificada pela instituição, se produziram resultados satisfatórios, a partir da leitura e compreensão dos materiais indicados. Destaca-se que a avaliação considera o nível do aluno em função das etapas de curriculares de cada curso.
Description: Trabalhos originalmente apresentados no IV Seminário Hispano Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade.
Licença:: Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela detentora de direitos autorais patrimoniais, em 11 de outubro de 2016, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 Interancional, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Appears in Collections:FCI - Livros e capítulos de livros

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/22021/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.