Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2198
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006_Rosângela Cavalcanti Nuto.pdf1,61 MBAdobe PDFView/Open
Title: Filmando literatura brasileira : adaptações de Memórias póstumas de Brás Cubas por Julio Bressane e André Klotzel
Authors: Nuto, Rosângela Cavalcante
Orientador(es):: Silva, Dácia Ibiapina da
Assunto:: Cinema e literatura
Narrativa cinematográfica
Bressane, Julio
Klotzel, André
Issue Date: 2006
Citation: NUTO, Rosângela Cavalcante. Filmando literatura brasileira: adaptações de Memórias póstumas de Brás Cubas por Julio Bressane e André Klotzel. 2006. 130 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Abstract: Esta pesquisa analisa as adaptações cinematográficas do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, realizadas respectivamente pelos cineastas Julio Bressane (Brás Cubas, 1985) e André Klotzel (Memórias Póstumas, 2001), e como as particularidades do gênero narrativo do texto original foram solucionadas nas respectivas adaptações. Para tanto, são apresentados aspectos relativos às relações entre Literatura e Cinema, adaptação, narração cinematográfica e tradições narrativas. Assumindo o romance machadiano como inserido no gênero da sátira menipéia, com base nas teorias literárias de Mikhail Bakhtin e teorias cinematográficas de Robert Stam, busca-se analisar os filmes ressaltando as convergências, divergências e afinidades entre as obras e o romance. Sobretudo tendo em vista que ao se filiarem a diferentes tradições narrativas cinematográficas, os cineastas valorizaram facetas diferenciadas da obra original para a criação de uma nova obra artística. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper analyses the cinematographic adaptations of Machado de Assis’ novel Memórias Póstumas de Brás Cubas, directed respectivelly by Julio Bressane (Brás Cubas, 1985) and André Klotzel (Memórias Póstumas, 2001), as well as how the particularities of the original text’s narrative genre was solved in each adaptation. An emphasis is given to the relationship between Literature and Cinema, adaptation, cinematographic narration and narrative traditions. Assuming that Machado’s novel takes part of Menippean satire, based on Mikhail Bakhtin’s theory of literature and Robert Stam’s theory of cinema, both films are analysed with focus on convergencies, divergencies and affinities between the films and the novel. Thus, by following different cinematographic narrative traditions, each filmmaker values different aspects of the novel as he creates another work of art.
Description: Disertação(mestrado)—Universidae de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2006.
Appears in Collections:FAC - Mestrado em Comunicação (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/2198/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.