Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21972
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JoséSilvadaCruzFilho.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Teoria quântica no espaço de fase : modelo de Hénon-Heiles e simetrias de calibre
Autor(es): Cruz Filho, José Silva da
Orientador(es): Santana, Ademir Eugênio de
Assunto: Função de Wigner
Átomos
Modelos de Hénon-Heiles
Data de publicação: 19-Dez-2016
Referência: CRUZ FILHO, José Silva da. Teoria quântica no espaço de fase: modelo de Hénon-Heiles e simetrias de calibre. 2016. 100 f., il. Tese (Doutorado em Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Neste trabalho, utilizamos uma representação da mecânica quântica simplética para estudar teorias de calibre abeliano e não abeliano, bem como soluções da equação de Schrödinger para sistemas caóticos no espaço de fase. No âmbito arcabouço das teorias de calibre, utilizamos as quasi-amplitudes de probabilidade no espaço de fase na análise de transformações do tipo ψ(q,p)→e^(-i˄(q,p) )*ψ(q,p) no contexto dos campos de Dirac , Klein-Gordon e Isospin. No bojo da equação de Schrödinger no espaço de fase, as quasi-amplitudes de probabilidade foram utilizadas no cálculo da função de Wigner para potenciais do tipo Hénon-Heiles. A análise da negatividade da função de Wigner para sistemas caóticos foi realizada mediante uma teoria de perturbação independente do tempo para o caso não degenerado. ________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
In this work, we use a representation of the symplectic quantum mechanics to study abelian and non-abelian gauge theories, and the solutions of the Schrödinger equation for chaotic systems in the phase space. In the framework of gauge theories, we use the quasi-amplitudes of probabilities in the phase space to analyse transformations of ψ(q,p)→e^(-i˄(q,p) )*ψ(q,p) in the context of the Dirac, Klein-Gordon and Isospin fields. In the core of the Schrödinger equation in phase space, the quasi-amplitudes of probability were used in the calculation of the Wigner function for Hénon-Heiles potential-like. The analysis of the negativity of the Wigner function for chaotic systems was carried out by a time-independent perturbation theory for the nondegenerate case.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2016.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:IF- Doutorado em Física (Teses)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.