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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21932
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Title: Padrão de consumo de álcool e tabaco entre professores universitários
Other Titles: Pattern of alcohol and tobacco consumption among university teachers
Patrón de consumo de alcohol y tabaco entre los profesores universitarios
Authors: Franco, Letícia Cunha
Orientador(es):: Monteiro, Pedro Sadi
Assunto:: Álcool - efeito fisiológico
Tabagismo
Professores
Issue Date: 14-Dec-2016
Citation: FRANCO, Letícia Cunha. Padrão de consumo de álcool e tabaco entre professores universitários. 2016. 113 f., il. Tese (Doutorado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Abstract: As substâncias psicoativas lícitas mais utilizadas são o álcool e o tabaco. Ambas legais, de fácil acesso e prejudiciais à saúde, por isso há crescente preocupação com esse consumo. Objetivo: estimar o padrão de consumo de álcool e tabaco entre professores universitários. Métodos: estudo transversal descritivo e analítico. A coleta de dados ocorreu entre agosto de 2014 e março de 2015, envolvendo 386 professores elegíveis da área de ciências da saúde do ensino superior público e privado da região Centro-Oeste do Brasil. Foram elegíveis todos os indivíduos que ministravam disciplinas para os cursos de Educação Física, Fisioterapia, Biomedicia, Biologia, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Odontologia e Medicina. Utilizou-se o Teste para Identificação do uso Prejudicial de Álcool e o questionário da Pesquisa Mundial sobre Tabagismo em Adultos. Os dados foram analisados no programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences, versão 17.0. Para a análise descritiva, foram utilizadas medidas de tendência central e percentual de frequência. As prevalências para o consumo de álcool e tabaco foram calculadas com intervalo de confiança de 95% (IC 95%). Os testes Qui-Quadrado e Exato de Fisher foram utilizados para testar a significância das diferenças entre as proporções. Valores com p<0,05 foram considerados estatisticamente significantes. Resultados: foi evidenciado na população investigada que a bebida alcoólica era consumida por 64,0% dos professores do ensino superior privado e por 79,1% dos professores do ensino superior público. Quanto ao consumo de tabaco, os que nunca fumaram no setor privado totalizaram 85,3%; no setor público, 81,3%. Conclusão: tanto na instituição pública como nas privadas houve significativa prevalência de consumo de álcool de baixo risco e maior prevalência de consumo de tabaco de baixo risco. Há necessidade de recomendação para a educação no uso de álcool e do tabaco e realização de novos estudos para aprofundamento no conhecimento de fatores associados à incorporação dos hábitos da ingestão do álcool e do uso do tabaco. ________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The substances psychoactive licit most commonly used are alcohol and tobacco. Both legal, easy-to-access and hazardous to health, so there is a growing concern with this consumption. Objective: to estimate the pattern of alcohol and tobacco consumption among university teachers. Methods: the study was cross-sectional descriptive and analytical. The data collection occurred between August 2014 and march 2015, involving 386 teachers eligible in the area of health sciences of the higher education public and private sectors of the region Center-West of Brazil. Were eligible for all of the individuals who officiated subjects for the courses of Physical Education, Physiotherapy, Biomedicia, Biology, Nursing, Pharmacy, Nutrition, Dentistry and Medicine. We used the Test for the Identification of Harmful use of Alcohol and the questionnaire of the Worldwide Survey on Smoking in Adults. The data were analyzed in statistical program Statistical Package for the Social Sciences, version 17.0. For the descriptive analysis, were used as measures of central tendency and percentage frequency. The prevalence rates for the consumption of alcohol and tobacco were calculated with confidence interval of 95% (95% CI). The Chi-Square tests and Fisher's Exact were used to test the significance of differences between proportions. Values with p<0,05 were considered statistically significant. Results: it was evidenced in the population investigated that the alcoholic beverage was consumed by the 64,0% of the teachers in private higher education and by 79,1% of teachers in public higher education. Regarding the consumption of tobacco, who have never smoked in the private sector amounted to 85,3% . Conclusion: both in public as in private, there was a significant prevalence of alcohol consumption low-risk and higher prevalence of tobacco consumption to low-risk. There is a need for a recommendation for education on the use of alcohol and tobacco and the conducting of further studies to deepen in the knowledge of factors associated with the incorporation of the habits of the intake of alcohol and tobacco use. ________________________________________________________________________________________________ RESUMEN
Las substâncias psicoactivas lícitas más utilizadas son el alcohol y el tabaco. Ambas legales, de fácil acceso y perjudiciales para la salud, por lo que existe una creciente preocupación con este consumo. Objetivo: estimar el patrón de consumo de alcohol y tabaco entre los profesores universitarios. Métodos: estudio transversal, descriptivo y analítico. La recolección de datos ocurrió entre agosto de 2014 y marzo de 2015, involucrando 386 profesores elegibles del área de ciencias de la salud de la enseñanza superior público y privado de la región Centro-Oeste de Brasil. Fueron elegibles todos los individuos que velaban disciplinas para los cursos de Educación Física, Fisioterapia, Biomedicia, Biología, Enfermería, Farmacia, Nutrición, Odontología y Medicina. Se utilizó la Prueba para la Identificación del uso Nocivo de Alcohol y el cuestionario de la Encuesta Mundial sobre Tabaquismo en Adultos. Los datos fueron analizados en el programa estadístico Statistical Package for the Social Sciences, versión 17.0. Para el análisis descriptivo, se utilizaron medidas de tendencia central y porcentaje de frecuencia. Las prevalências para el consumo de alcohol y tabaco se han calculado con un intervalo de confianza de 95% (IC 95%). Las pruebas de Ji-Cuadrado y Exacta de Fisher fueron utilizados para probar la significancia de las diferencias entre las proporciones. Valores con p<0,05 fueron considerados estadísticamente significativos. Resultados: se ha evidenciado en la población investigada que la bebida alcohólica era consumida por 64,0% de los profesores de la enseñanza superior privada y por el 79,1% de los profesores de la enseñanza superior pública. En cuanto al consumo de tabaco, los que nunca fumaron en el sector privado totalizaron 85,3%. Conclusión: tanto en las instituciones públicas como en las privadas hubo una significativa prevalencia de consumo de alcohol de bajo riesgo y mayor prevalencia de consumo de tabaco de bajo riesgo. Hay necesidad de recomendación para la educación en el uso de alcohol y del tabaco y la realización de nuevos estudios para profundizar en el conocimiento de los factores asociados a la incorporación de los hábitos de la ingesta del alcohol y del tabaco.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2016.
Licença:: A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:ENF - Doutorado em Enfermagem (Teses)

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