Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21840
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_DrausioGomesdosSantos.pdf8,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Implementação de um geocatálogo utilizando banco de dados orientado a grafos para apoio à metodologia SERVUS
Autor(es): Santos, Drausio Gomes dos
Orientador(es): Zaghetto, Alexandre
Assunto: Desenvolvimento de sistemas
Arquitetura da informação
Dados geográficos
Semântica
Ontologia
Banco de dados
Data de publicação: 24-Nov-2016
Data de defesa: 13-Abr-2016
Referência: SANTOS, Drausio Gomes dos. Implementação de um geocatálogo utilizando banco de dados orientado a grafos para apoio à metodologia SERVUS. 2016. xv, [125] f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esta pesquisa apresenta a construção de um geocatálogo que utiliza a semântica e ontologias para auxílio no processo de descoberta de recursos geográficos em serviços de uma infraestrutura de dados espaciais. Sua arquitetura incorpora um banco de dados não relacional orientado a grafos e é passível de implementação em ambiente de nuvem. Para sua validação foi utilizada a metodologia de desenvolvimento de sistemas SERVUS, especializada em arquitetura orientada a serviços geoespaciais. O estudo de caso abordou uma situação típica de auditoria governamental no tema de meio ambiente. ________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research presents the construction of a Geo-Catalogue using semantics and ontologies to aid in the discovery process of geographic features in service of a spatial data infrastructure. Its architecture incorporates a non-relational graph database and is liable for deployment to an environment of clouds. For its validation, the methodology of development of system called SERVUS was used. It is a methodology specialized in services of geospatial oriented architecture. The study of the case discusses a typical situation of government auditing in the environmental theme.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, Mestrado Profissional em Computação Aplicada, 2016.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:MPCA - Mestrado Profissional em Computação Aplicada (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.