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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21764
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Title: Encadeamento comportamental que incentiva o tempo de contrato com clientes de academia de ginástica
Other Titles: Behavioral chaining that encourages time contract with customers firness center
Authors: Porto, Rafael Barreiros
Silva, Jurema Barreto da
Assunto:: Comportamento do consumidor
Exercícios físicos
Academias de ginástica
Issue Date: Oct-2013
Publisher: REMark
Citation: PORTO, Rafael Barreiros; SILVA, Jurema Barreto da. Encadeamento comportamental que incentiva o tempo de contrato com clientes de academia de ginástica. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 12, p. 64-84, out./dez. 2013. Disponível em: <http://www.revistabrasileiramarketing.org/ojs-2.2.4/index.php/remark/article/view/2554/pdf_125>. Acesso em: 18 out. 2016.
Abstract: A precificação das modalidades físicas feita pelos gestores de academias de ginástica e a persistência ou desistência de seus clientes suscitam questões sobre esquemas de reforço e punição intermitentes. O cliente paga, como punição, uma mensalidade para uma modalidade de exercício, podendo ser à vista ou parcelado. Ao mesmo tempo, frequenta quantas vezes quiser durante o período. Esta frequência está associada ao reforço de saúde e/ou estética condicionados pela atividade. Este trabalho investiga o efeito das condições punitivas estabelecidas pelo gestor de academia e dedicação dos indivíduos sobre o tempo de contrato em clientes de uma academia de ginástica. Por meio de delineamento correlacional, utilizaram-se dados de registro de 2094 clientes da academia ao longo de 666 dias. Os resultados revelam que os efeitos de atenuação punitiva programados pelo gestor interagem com a dedicação dos praticantes, desencadeando maiores tempos de contratos. Gestores podem, assim, estimular a frequência de ida às academias de ginástica por meio de precificação, fazendo com que clientes renovem contratos de prestação de serviço. ______________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The pricing of physical modalities made by fitness center managers and the persistence or the discontinuance of their customers raises questions about intermittent schemes of reinforcement and punishment. The practitioner pays, as punishment, a monthly fee, in cash or in installments, to exercise. At the same time, he or she attends any number of times over this period. This frequency is associated with health and or aesthetic reinforcement conditioned by the activity. This work investigates the effect of the punitive conditions established by the manager of the fitness center and the dedication of individuals on the time of contract with customers in a fitness center. We conducted a correlational research study, recording data of 2094 clients of the fitness center over 666 days. The results reveal that the effects of attenuation of the punishment programmed by the manager interact with the frequency of going to the fitness center, setting off more time of customer’s contracts. Managers can thus stimulate the frequency of going to the fitness center through pricing, causing customers to renew contracts of service.
Licença:: Revista Brasileira de Marketing - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0). Fonte: http://www.revistabrasileiramarketing.org/ojs-2.2.4/index.php/remark/article/view/2554/pdf_125. Acesso em: 18 out. 2016.
DOI: https://dx.doi.org/10.5585/remark.v12i4.2554
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