Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21757
Título: O ensino em grupo de flauta transversal em uma escola de música : um estudo de entrevistas com professores
Autor(es): Matias, Raíssa Bisinoto
Orientador(es): Montandon, Maria Isabel
Assunto: Música - instrução e estudo
Flauta - instrução e estudo
Data de publicação: 16-Nov-2016
Data de defesa: 30-Jun-2016
Citação: MATIAS, Raíssa Bisinoto. O ensino em grupo de flauta transversal em uma escola de música: um estudo de entrevistas com professores. 2016. 95 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender a percepção de professores de flauta do Centro de Educação Profissional Escola de Música de Brasília – CEP-EMB sobre o ensino de instrumento em grupo na referida instituição. No ano de 2013, a escola passou a oferecer cursos de instrumento em grupo para alunos iniciantes como uma das etapas de formação presentes no currículo, provocando diferentes reações no corpo docente, sejam positivas ou negativas. Essa situação gerou o interesse por compreender as seguintes questões: O que os professores entendem por ensino de instrumentos em grupo? Que experiências eles possuem com esse formato de ensino? Como os professores avaliam a adoção do ensino em grupo no contexto da Escola de Música? Que desafios declaram enfrentar? A revisão de literatura compreende a temática do ensino de instrumentos em conservatórios, e do ensino de instrumentos em grupo. A metodologia adotada foi um estudo qualitativo de entrevistas semiestruturadas. Os resultados sugerem, apesar da pouca formação e conhecimento sobre o ensino em grupo, o reconhecimento por parte dos professores de vantagens em se trabalhar com esse formato, a abertura da maioria dos professores para trabalhar dessa forma e, também, problemas e desafios relacionados a essa prática no contexto em que se inserem. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research aims to understand the perception of flute teachers from a music school located in Brasília – DF, Brazil (CEP-EMB), on group instrumental teaching in the institution. In the year 2013, the school began to offer group instrumental courses for beginners as one of the formative stages present in the curriculum, causing different reactions in the faculty, whether positive or negative, for various reasons. This situation has generated the interest in understanding the following questions: What do the teachers understand by group instrumental teaching? What experiences they have with this teaching format? How do teachers evaluate the adoption of the group teaching in the context of this school of music? What are the challenges they state to face? The literature review comprises the thematic of instrumental teaching in conservatories of music and group instrumental teaching. The methodology used was a qualitative study of semi-structured interviews. The results suggest that, despite little training and knowledge about group teaching, most teachers show opnenness to work in this way, they recognize advantages in working with this format, and, also, problems and challenges related to this practice in the context in which they teach.
Descrição: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2016.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:IdA - Mestrado em Música (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RaíssaBisinotoMatias.pdf687,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.