Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21663
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RaquelMoreiradeSouza.pdf2,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Teologia inclusiva, fé e militância : a Igreja da Comunidade Metropolitana e algumas controvérsias na Sociologia da religião
Autor(es): Souza, Raquel Moreira de
Orientador(es): Rosa, Marcelo Carvalho
Assunto: Sociologia
Pecado
Sexualidade
Religião e sociologia
Data de publicação: 4-Nov-2016
Data de defesa: 21-Ago-2015
Referência: SOUZA, Raquel Moreira de. Teologia inclusiva, fé e militância: a Igreja da Comunidade Metropolitana e algumas controvérsias na Sociologia da religião. 2015. 132 f. il. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Oobjetivo deste trabalho é descrever algumas das vivências, experiências e perspectivas das Igrejas da Comunidade Metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro, sobretudo aquelas relacionadas à importância da vida em comunidade e sua relação com a teologia proposta. Por conseguinte, o intuito principal é refletir sobre como essa nova proposta teológica problematiza os estudos hegemônicos da sociologia da religião, especialmente as proposições sobre “mercado religioso” nas obras de Pierucci (2005; 2006; 2008) e Prandi (1991; 1996). Em outras palavras, apontar algumas das problemáticas suscitadas quando há uma tentativa de entender o cenário religioso da ICM. Afinal, controvérsias e limites podem ser levantadas ao estudar a denominação utilizando apenas essas produções sociológicas. No trabalho, será apresentada a história de seu fundador Troy Perry que, por muitos anos, foi o grande porta-voz da denominação, contribuindo para a constituição de novas células, para a luta nos movimentos sociais e nos espaços religiosos, entre outras ações; bem como será apresentado o cenário político dos EUA, especialmente do estado da Califórnia, e os embates que marcaram a emergência do dito movimento gay. Ademais, serão apresentadas as histórias e as vivências das Igrejas da Comunidade Metropolitana de São Paulo e Betel do Rio de Janeiro. O intuito será descrever as atividades religiosas, o ritos, os espaços e o convívio da igreja, portanto, a vida em comunidade. É fato que essas denominações possuem muitas características similares, afinal são afiliadas à mesma congregação. No entanto, considerando-as um grupo, ou seja, um processo constituído por laços incertos, frágeis, controvertidos e mutáveis (Latour, 2012) que precisam ser constantemente refeitos e que envolvem diversas agências, cada ministério apresenta um entrelaçar de singulares associações. _________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The objective of this dissertation is to describe some of the experiences and perspectives of the Metropolitan Community Churches (ICM) of São Paulo and Rio de Janeiro, especially those related to the importance of the "life in community " and its relationship with they theological guidelines. Therefore, the aim is to reflect on how this new proposal questions the hegemonic theological studies the sociology of religion, especially the propositions on "religious market". The work also seeks to point out some of the sociologicail controversies and limits that can be raisedraised when attempting to understand the religious landscape of ICM.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2015.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:SOL - Mestrado em Sociologia (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.