Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21476
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ÉrikaLuladeMedeiros.pdf1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Por uma pedagogia da justiça : a experiência de extensão em direito e em direitos humanos do escritório popular do Motyrum da UFRN
Outros títulos: Hasta una pedagogia de la justicia : la experiencia de extensión en derecho y en derechos humanos del escritorio popular do Motyrum de la UFRN
Autor(es): Medeiros, Érika Lula de
Orientador(es): Sousa Junior, José Geraldo de
Assunto: Assessoria jurídica
Direitos humanos
Extensão universitária
Direito Achado na Rua
Justiça
Data de publicação: 30-Set-2016
Referência: MEDEIROS, Érika Lula de. Por uma pedagogia da justiça: a experiência de extensão em direito e em direitos humanos do escritório popular do Motyrum da UFRN. 2016. 164 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Analisa a função democratizante da justiça a partir da práxis do Escritório Popular do Programa Motyrum de Educação Popular em Direitos Humanos, ação extensionista desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Desenvolve a hipótese de que existem elementos para uma Pedagogia da Justiça a partir do “quefazer” do Escritório Popular. Apresenta o programa de extensão universitária (Motyrum) em que se situa o projeto (EP) que é objeto da pesquisa. Descreve o desenho organizativo e institucional do EP. Identifica, sistematiza e apresenta as concepções de direito e de direitos humanos que balizam a atuação do EP, a partir de pesquisa empírica que realizou oito entrevistas, um grupo focal e análise documental. Analisa os aspectos da democratização e da pedagogia para a justiça a partir da práxis extensionista. Fundamenta a investigação desde o marco teórico de O Direito Achado na Rua e da teoria crítica de direito e de direitos humanos. Conclui que o EP se constitui como ponte entre a assessoria jurídica universitária popular (AJUP) e a advocacia popular, e cujo “quefazer” adquire contornos democratizantes para a justiça. _______________________________________________________________________________________________ RESUMEN
Analiza la función democratizadora de la justicia desde la praxis del Escritorio Popular (EP) del Programa Motyrum de Educación Popular en Derechos Humanos, desarrollado en la Universidad Federal de Rio Grande do Norte (UFRN). Desarrolla la hipótesis de que existen elementos para una pedagogía de la justicia desde el “quehacer” del Escritorio Popular. Muestra el programa de extensión universitaria (Motyrum), donde se ubica el proyecto (EP) que es el objeto de investigación. Además, en él se describe el diseño organizativo e institucional de la EP. Identifica, sistematiza y presenta los conceptos de derecho y de derechos humanos que guían el trabajo del EP, desde la investigación empírica que llevó a cabo ocho entrevistas, un grupo de discusión y análisis de documentos. Examina los aspectos de la democratización y de la pedagogía de la justicia desde la praxis de extensión universitaria popular en investigación basada en el marco teórico de ODANR y la teoría crítica de la ley y los derechos humanos. Se llega a la conclusión de que el EP se constituye como un ponte entre la asesoría jurídica universitária popular (AJUP) y la abogacía popular, y cuyo “quehacer” suele democratizar la justicia.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2016.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:PPGDH - Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.