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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21474
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Title: Avaliação e importância dos Programas de Assistência Estudantil da Universidade de Brasília – UnB
Authors: Silva, Pedro Vieira da
Orientador(es):: Almeida, Alexandre Nascimento de
Assunto:: Assistência estudantil
Políticas públicas - avaliação
Ensino superior
Issue Date: 30-Sep-2016
Citation: SILVA, Pedro Vieira da. Avaliação e importância dos Programas de Assistência Estudantil da Universidade de Brasília – UnB. 2016. xiv, 84 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Abstract: A democratização do ensino superior é uma estratégia de combate da desigualdade social, porém, a inclusão efetiva de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica na universidade demanda a implementação eficaz de programas de assistência estudantil. Portanto, o objetivo geral da pesquisa é analisar a assistência estudantil na Universidade de Brasília – UnB. Em específico, o trabalho buscou: 1) avaliar os programas de assistência estudantil da UnB; 2) identificar os principais problemas dos Restaurantes Universitários (RUs) e da Casa do Estudante (CEU) da UnB; 3) avaliar o desempenho acadêmico e as dificuldades peculiares dos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica; 4) estimar o impacto de algumas dificuldades do estudante em vulnerabilidade socioeconômica no seu desempenho acadêmico. Para tanto, foram analisados 189 questionários respondidos por estudantes beneficiados pela assistência estudantil da UnB, empregando os métodos: estatística descritiva, análise de cluster e análise de regressão múltipla. Em geral, os programas de assistência estudantil que oferecem algum recurso financeiro direto receberam sugestões para a atualização do valor e críticas aos constantes atrasos no pagamento. O programa de auxílio alimentação foi bem avaliado, destacando sugestões para o pagamento de valor monetário suficiente nos casos em que o beneficiário comprovar dificuldade de ter acesso ao RU. O programa de auxílio emergencial se mostrou limitado no atendimento do seu objetivo, os motivos foram a sua pouca divulgação e a burocracia e lentidão na concessão do benefício. O programa de acesso à língua estrangeira, na sua essência, não apresentou maiores críticas. O grande problema desse programa é o descompasso entre a oferta e a demanda de vagas, limitando o seu acesso. O programa vale livro se mostrou pouco eficaz devido, principalmente, ao seu pequeno benefício, apenas 10% de desconto, e a sua restrição para a compra de livros publicados somente pela editora da UnB. A avaliação dos RUs da UnB foi positiva. Exceto pela qualidade do suco e variedade do cardápio, em geral, as questões referentes à higiene, ao horário de funcionamento, à qualidade e à quantidade da comida, entre outras, foram caracterizadas com uma qualidade boa, muito boa ou excelente. Tal como o RU, a avaliação da CEU foi positiva, destacando alguns problemas como o acesso limitado da internet, a falta constante de água e a indisponibilidade de servidores para a realização de pequenos consertos como, por exemplo, o de chuveiro queimado. Os resultados não indicaram um desempenho acadêmico inferior do estudante em vulnerabilidade socioeconômica e nem maiores problemas de assédio moral com esse perfil de estudante. Porém, os resultados foram conclusivos no indicativo de que as dificuldades consequentes da necessidade de trabalhar, da insuficiência dos programas de assistência estudantil e da pior formação no ensino médio limitam o desempenho acadêmico do estudante em vulnerabilidade socioeconômica. _____________________________________________________________________ ABSTRACT
The democratization of higher education is a strategy to combat social inequality, however, the inclusion of students in socioeconomic vulnerability at the university demand the effective implementation of student assistance programs. Therefore, the objective of the research is to analyze the student assistance at UnB. Specifically, the study sought to: 1) evaluate the student assistance programs at UnB; 2) identify the main problems of the University Restaurants (URs) and the Student House (SH) of UnB; 3) evaluate the academic performance and the peculiar difficulties of needy students; 4) estimate the impact of some difficulties of needy students in their academic performance. Therefore, it was analyzed 189 questionnaires answered by students benefit from assistance of UnB by methods: descriptive statistics, cluster analysis and multiple regression analysis. In general, student assistance programs that provide some direct financial resource for the students received suggestions for updating of the value and criticism of the constant delays in payment. The food aid program has been well evaluated, highlighting suggestions for the payment of sufficient monetary value in cases where the beneficiary proves difficulties to have access to UR. The emergency aid program has proved limited in meeting its objective, the reasons were their little promotion and bureaucracy and slowness in granting the benefit. Access to foreign language program, in essence, showed no major criticism. The big problem of this program is the mismatch between supply and demand for places, limiting access to the benefit. The program of book coupon proved ineffective, mainly due to its small benefit, only 10% off, and its restriction to the purchase of books published solely by the publisher of UnB. The assessment of URs of UnB were positive. Except for the juice quality and variety of the menu, in general, issues relating to hygiene, hours of operation, the quality and quantity of food, among others, were characterized with good, very or excellent quality. Like UR, the evaluation of the SH was positive, highlighting some problems such as limited access to the internet, the permanent lack of water and the unavailability of servers to perform small repairs, for example, burned shower. The results did not indicate a lower academic performance of the socioeconomic vulnerability students and even greater bullying problems with this student profile. However, the results were conclusive to indicate that the consequent difficulties by need to work, inadequacy of student assistance programs and the worst formation in high school limit the academic performance of the student in socioeconomic vulnerability.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional em Gestão Pública, 2016.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:FUP - Mestrado Profissional em Gestão Pública

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