Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21395
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_CarolineSilvaRochaCosta.pdf8,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Aplicações da dinâmica de campos térmicos (DCT) à análise do efeito Casimir de bósons e férmions em topologias torodais
Autor(es): Costa, Caroline Silva Rocha
Orientador(es): Santana, Ademir Eugênio de
Assunto: Dinâmica de campos térmicos
Teoria de campos
Efeito Casimir
Data de publicação: 5-Set-2016
Referência: COSTA, Caroline Silva Rocha. Aplicações da dinâmica de campos térmicos (DCT) à análise do efeito Casimir de bósons e férmions em topologias torodais. 2016. ix, 85 f., il. Dissertação (Mestrado em Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Neste trabalho, analisamos o efeito Casimir para bósons e férmions em um hipertoros para ambos os casos à temperatura zero e à temperatura finita. Mostramos que, à temperatura zero, existe uma transição de valores negativos para valores positivos de pressão que dependem altamente dos parâmetros de compactificação. Com o implemento da temperatura, à baixas temperaturas, uma mudança na relação entre comportamento da pressão e os parâmetros de compactificação é observada, embora, para altas temperatura, devido à predominância do termo de radiação de corpo negro na pressão, essa mudança se torna irrelevante. Em seguida, utilizamos esses resultados para considerar um modelo não massivo e não interagente da Cromodinâmica Quântica e estimar a possível contribuição do efeito de Casimir para a temperatura crítica de deconfinamento dos quarks. _________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
In this work we analyse the Casimir effect for bosons and fermions on a hypertorus for both cases at zero and finite temperature. We find that at zero temperature there is a transition from negative to positive values of pressure which depends heavily on the magnitude of the compactification parameters. When low temperatures are considered, a change in the relation between the pressure behaviour and the compactification parameters is observed. In contrast, at high energies, due to the dominance of the black-body radiation term in the pressure, this change becomes insignificant. We then use these results to consider a non-interacting massless QCD model and estimate the possible contribution of the Casimir effect for the critical temperature of quarks deconfinement.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, 2016.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:IF - Mestrado em Física (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.