Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21358
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AlineSeabradeOliveira.pdf7,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Processo colaborativo : diálogo e autonomia no ensinar e no aprender teatro
Autor(es): Oliveira, Aline Seabra de
Orientador(es): Costa, Clarice da Silva
Assunto: Metodologia de ensino
Artes cênicas - estudo e ensino
Teatro - educação
Data de publicação: 2-Set-2016
Referência: OLIVEIRA, Aline Seabra de. Processo colaborativo: diálogo e autonomia no ensinar e no aprender teatro. 2016. 132 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O objeto de estudo desta pesquisa de mestrado é o processo colaborativo como procedimento metodológico para o ensino de teatro. Neste trabalho, a aplicabilidade do processo está restrita às artes cênicas. No que se refere ao teatro, o processo colaborativo pode ser entendido como uma metodologia de criação compartilhada que passou a ser mais difundida por grupos teatrais a partir de 1990 e que visa a uma relação de trabalho com flexibilização das hierarquias. A partir da análise de experiências de grupos teatrais, bem como da minha própria experiência artística, acadêmica e educacional com o processo, pude perceber o desenvolvimento preponderante de dois elementos nessa metodologia: o diálogo e a autonomia. A hipótese levantada nesta pesquisa é a de que o processo colaborativo, devido as suas próprias características intrínsecas, apresenta potencial pedagógico para o ensino de teatro. A partir dessa premissa, investiga-se as seguintes questões: Quais efeitos esse processo é capaz de produzir no ensino-aprendizado de teatro? O desenvolvimento da autonomia e do diálogo no trabalho em grupo pode promover uma educação considerada mais democrática? Para responder a essas questões, realiza-se, ao longo da pesquisa, um panorama histórico-cultural do processo colaborativo, bem como discute-se os conceitos de diálogo e autonomia na obra de Mikhail Bakhtin e Paulo Freire. Analisa-se também o processo de criação do espetáculo “Dispa-se” realizado com alunos do ensino médio do Distrito Federal, no âmbito do Projeto Leve Supra Cena. ________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The subject of this master research is the collaborative process as a methodological procedure for Theater Education. In this work, the applicability of the process is restricted to performing arts. As regards to theater, the collaborative process can be understood as a methodology based on shared creation that has become more widespread by theater groups from 1990 and aims for a working relationship with flexible hierarchies. From the analysis of the experience of the theater groups, and from my own artistic, academic and educational experience of the process, I could notice the development of two elements in this methodology: dialogue and autonomy. The hypothesis in this research is that collaborative process, because of its intrinsic characteristics, presents pedagogical potential for Theater Education. From this premise, the following questions were investigated: Which effects is this process capable of producing in the theater teaching-learning process? Can autonomy and dialogue development in group work promote a more democratic education? To answer these questions, it was made, during the research, a historical-cultural panorama of the collaborative process, and the concepts of dialogue and autonomy in the work of Mikhail Bakhtin and Paulo Freire were discussed. It was also analyzed the creation process of the theatrical spectacle “Dispa-se” with high school students from the Distrito Federal, as part of the Leve Supra Cena Project.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2016.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:IdA - Mestrado em Artes (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.