Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21282
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LuisFelipeCoimbraCosta.pdf3,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Gamificação : regras claras para uma gestão pública orientada a resultados
Autor(es): Costa, Luis Felipe Coimbra
Orientador(es): Silva, Tiago Barros Ponte e
Assunto: Gamificação
Gestão de pessoas
Gestão pública
Data de publicação: 19-Ago-2016
Referência: COSTA, Luis Felipe Coimbra. Gamificação: regras claras para uma gestão pública orientada a resultados. 2016. 96 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Na atualidade se torna essencial, para a moderna administração pública, a compreensão da sistemática da avaliação de desempenho como um instrumento de gestão capaz de gerar melhoria contínua de resultados dos servidores e equipes de trabalho. A presente pesquisa teve como objetivo central o estudo do conceito de gamificação aplicada na gestão de pessoas, usando a metodologia do Design Thinking como apoio na análise do processo atual de avaliação dos servidores do cargo de Analista de Tecnologia da Informação - ATIs. Foi elaborada a revisão e consolidação da legislação; competências e entrevistas de profundidade, usando métodos de cocriação. O processo foi realizado levando-se em consideração os conceitos de conhecimento aberto e estudo de caso contendo oficinas de cocriação, levantamento de personas, análise de documentos e até um protótipo de um novo sistema de gestão de pessoas baseado em elementos inseridos no conceito de gamificação. A proposta apresentada contempla regras claras, feedback permanente, metas e/ou desafios e recompensas. ________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
On this days it is essential for the modern public administration, understanding the performance evaluation as a systematic management tool capable of generating continuous improvement of results of servers and work teams. This research had as main objective the gamification concept study applied in people management, using the methodology of design thinking to support the analysis of the current assessment process servers in the area of Information Technology Analyst - ITA. The revision and consolidation of legislation was drawn up; skills and depth interviews, using co-creation methods. The process was carried out taking into account the concepts of open knowledge and case study with co-creation workshops, lifting personas, document analysis to a prototype of a new human resources management system based on elements inserted into the concept of gamification. The proposal includes clear rules, ongoing feedback, goals and/or challenges and rewards.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2016.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:IdA - Mestrado em Artes (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.