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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21199
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Title: Análise das desapropriações de terras nos estudos de viabilidade de obras de infraestrutura de transportes
Other Titles: Analysis of land expropriations in feasibility studies of transport infrastructure projects
Authors: Silva, Luciano Lourenço da
Carvalho Júnior, Osmar Abílio de
Guimarães, Renato Fontes
Gomes, Roberto Arnaldo Trancoso
Albuquerque, Anesmar Olino de
Luiz, Argélica Saiaka
Romão, Gabriela de Oiliveira
Costa, Nathália Silva
Mendonça, Pedro Coutinho
Assunto:: Desapropriação
Simulação
Assentamentos humanos
Issue Date: 2015
Publisher: Instituto de Ciências Humanas da UnB - Departamento de Geografia - Programa de Pós-Graduação
Citation: SILVA, Luciano Lourenço da et al. Análise das desapropriações de terras nos estudos de viabilidade de obras de infraestrutura de transportes. Espaço e Geografia (UnB), Brasília, v. 18, p. 161-186, 2015. Disponível em: <http://www.lsie.unb.br/espacoegeografia/index.php?journal=espacoegeografia&page=article&op=view&path%5B%5D=437&path%5B%5D=231>. Acesso em: 12 ago. 2016.
Abstract: O processo de desapropriação de terras é um grande problema para projetos de infraestrutura de transporte, uma vez que este processo é sempre lento e socialmente sensível. Portanto, a adoção de estratégias para mitigar os problemas de desapropriação é essencial para evitar problemas futuros. O emprego de simulações é uma ferramenta importante para o planejamento, permitindo analisar diferentes cenários e definir a melhor opção do trajeto a partir de diferentes variáveis em uma matriz de decisão. Portanto, os estudos anteriores de desapropriação fornecem elementos que permitem definir medidas para mitigar os impactos sociais e riscos durante as obras. O objetivo dessa pesquisa é desenvolver uma metodologia para a análise preliminar de desapropriação em estudos de vias federais. No presente estudo é analisada uma das trajetórias simuladas para uma ferrovia para trens de alta velocidade entre o Rio de Janeiro e São Paulo. O resultado demonstra que a hipotética via férrea produz baixos impactos sociais, em comparação com outras vias federais. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The land expropriation process is a huge problem for transport infrastructure projects, since this process is always slow and socially sensitive. Therefore, adoption of strategies to mitigate the expropriation problems is essential to avoid future problems. The use of simulation program is an important tool for planning, allowing analyze different scenarios and improve path option from different variables in a decision matrix. Thus, previous studies of expropriation provide elements that enable to define measures to mitigate the social impacts and risks during the works. The objective of this research is to develop a methodology for preliminary analysis of expropriation in federal railways studies. In the current study is considered one of the simulated trajectories for the high-speed train between Rio de Janeiro and São Paulo. The result shows that the hypothetical railway produces low social impact in comparison with other federal transportation routes.
Licença:: Espaço & Geografia está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0). Fonte: http://www.lsie.unb.br/espacoegeografia/index.php?journal=espacoegeografia&page=article&op=view&path%5B%5D=437&path%5B%5D=231. Acesso em: 12 ago. 2016.
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