Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20746
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_MaríliaMendesdeAlmeida.pdf2,93 MBAdobe PDFView/Open
Title: A rede em ação intersetorial e comunitária como espaço de formação na abordagem ao usuário de drogas
Authors: Almeida, Marília Mendes de
Orientador(es):: Conceição, Maria Inês Gandolfo
Assunto:: Redes sociais
Ensino na saúde
Drogas - usuário
Pessoal da área médica
Formação profissional - saúde
Issue Date: 17-Jun-2016
Citation: ALMEIDA, Marília Mendes de. A rede em ação intersetorial e comunitária como espaço de formação na abordagem ao usuário de drogas. 2015. 211 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: Este estudo teve por objeto a formação de profissionais de saúde para a atuação em rede no desenvolvimento de ações de atenção ao usuário de drogas. O objetivo da pesquisa foi explorar as contribuições da análise de redes sociais (ARS) para a construção de estratégias de formação permanente e levantar potenciais e lacunas para a atuação em rede de profissionais de saúde que atuam na atenção a usuários de drogas. O campo de pesquisa foi o CRR-DF da Escola Superior de Ciências da Saúde/FEPECS/SES-DF. O público-alvo foram os profissionais atuantes e parceiros da rede SUS, inscritos no curso ofertado em 2014. A base teórica do estudo são as teorias de redes sociais, o modelo biopsicossocial de atendimento em saúde e a perspectiva de redução de danos (RD) norteados no paradigma da complexidade de Edgar Morin. O método adotado foi um estudo de caso de rede institucional com procedimentos quantitativos e qualitativos de análise. Os instrumentos de pesquisa foram entrevista fechada e roteiro de grupo de discussão. Foi realizado um mapeamento da rede intersetorial e comunitária de instituições que realizam ações de atenção e cuidado ao usuário de drogas do DF e região metropolitana, também foram levantadas as principais ações executadas e o tema foi aprofundado em um grupo de discussão. Os métodos de análise foram ARS, estatística descritiva e análise de conteúdo. A pesquisa demonstrou que a ARS tem muito a contribuir com a elaboração das estratégias formativas para a atuação em rede intersetorial. A ARS permitiu identificar quais os atores mais importantes e que influenciam com mais força a rede, quais parcerias precisam ser fortalecidas, identificou subgrupos relacionais e permitiu elaborar estratégias de formação especificas para as dinâmicas relacionais identificadas e estratégias que permitam a territorialização do atendimento.
Abstract: This study had as an object the training of health professionals for working in networks to develop care actions for drug users. The objective of the research was to explore the contributions of the social networking analysis for the construction of continuing education strategies and study about the gaps and potentials for network actions in the attention for the drug users. The research field was the CRR-DF allocated in the School of Health Sciences / FEPECS / SES-DF. The investigation subjects were the students of the course offered in 2014, professionals and partners of SUS. The theoretical basis of the study are the theories of social networks, the biopsychosocial model of health care and the prospect of harm reduction, guided in the paradigm of complexity of Edgar Morin. The research instruments were a closed interview and a script for a discussion group. This study did a mapping of intersectoral and community network in the attention and care of the drug user at the Distrito Federal and metropolitan area, raised the main actions made and held a group discussion. Through these procedures, the research demonstrated that the ARS has much to contribute to the development of training strategies for actions in intersectoral network. The ARS allowed identify the most important actors that influence harder the network, identify which partnerships need to be strengthened, the relational subgroups existing and allowed prepare specific training strategies for the identified relational dynamics and the strategies to enable the territorial base of actions.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Psicologia Clínica e Cultura, 2015.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.10.T.20746
Appears in Collections:PCL - Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura (Teses)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/20746/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.