Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20088
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_RobertoJoséVieiradeSousaLima.pdf1,03 MBAdobe PDFView/Open
Title: A trajetória do controller e o desenvolvimento de suas competências
Authors: Lima, Roberto José Vieira de Sousa
Orientador(es):: Araújo, Aneide Oliveira
Assunto:: Desenvolvimento de competências
Trajetória profissional
Issue Date: 4-May-2016
Citation: LIMA, Roberto José Vieira de Sousa. A trajetória do controller e o desenvolvimento de suas competências. 2016. 77 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)—Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, 2016.
Abstract: Visto que toda pessoa é o resultado de suas vivências passadas e atuais, torna-se possível ponderar que as competências adquiridas por um Controller estão intimamente relacionadas com sua trajetória profissional. Ante o exposto, esta pesquisa tem como objetivo investigar os aspectos da trajetória do Controller e sua contribuição para o desenvolvimento de competências e atuação profissional. Quanto aos objetivos, este estudo se caracteriza como descritivo, já com relação aos procedimentos, levantamento ou survey e, no que se refere à abordagem do problema, se caracteriza como qualitativo. O procedimento de coleta se deu através de um questionário eletrônico, estruturado em três blocos: Competência dos Controllers em escala de importância; Experiências essenciais no desenvolvimento de um Controller; e Perfil do respondente. A amostra foi formada a partir de uma rede social profissional, e obtiveram-se respostas de 208 profissionais, de diferentes níveis hierárquicos, tempos de carreira diversos e de todas as regiões do país. Os resultados apontaram que, com relação às competências indispensáveis, os respondentes indicaram a capacidade analítica, domínio de contabilidade e finanças, planejamento, trabalho em equipe e visão estratégica. Como principal vivência para o desenvolvimento das competências necessárias, estes Controllers apontaram as experiências profissionais. Com relação à trajetória profissional, observou-se uma tendência crescente entre o tempo de carreira e a quantidade de Controllers ocupando níveis hierárquicos mais elevados nas empresas. Ademais, verifica-se que para chegarem a este cargo, os profissionais devem valorizar um conjunto de experiências, tais como cursos de pós-graduação bem avaliados academicamente e atuação em áreas, para além da contabilidade, como de auditoria e finanças. Desta maneira, pode-se concluir que vivências acadêmicas e profissionais, de naturezas diversas, podem contribuir de forma incisiva para o desenvolvimento das competências essenciais as suas atividades.
Abstract: Since every person is a result of your past and current experiences, we can consider that the skills developed by a Controller are closely related to his professional career. Based on this, the research aims to discuss trajectory's aspects of the Controller and its contribution to the development of skills and professional performance. This is a descriptive study in its aim, a survey in respect to its procedures and a qualitative one in regard to the approach of the problem. The collection procedure was made through an electronic questionnaire, structured in three blocks: Controllers's competence in order of importance; Essential experiences in developing a Controller; and respondent profile. The sample was defined from a professional social network which provided 208 responses, in different hierarchical levels and career times and from all regions of the country. The main results points that respondents evaluate analytical skills, accounting and finance domain, planning, teamwork and strategic vision as necessary skills. Also, as main experience for developing the necessary skills, these Controllers pointed professional experiences. Regarding professional career, there was a growing trend among career time and the amount of Controllers occupying higher hierarchical levels in companies. Moreover, it turns out that to reach this position, professionals should value a set of experiences, such as qualified postgraduate courses and performance in areas other than accounting, like auditing and finance. Thus, we can conclude that different types of academic and professional experiences can contribute incisively to the development of key competencies of its activities.
Description: Dissertação (mestrado)—UnB/UFPB/UFRN, Programa MultiInstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2016.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.20088
Appears in Collections:CCA - Mestrado em Ciências Contábeis (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/20088/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.