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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20061
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Title: Programa Mulheres Mil : uma oportunidade de reinserção social cidadã às reeducandas da penitenciária feminina do Distrito Federal
Authors: Gomes, Crisonéia Nonata de Brito
Orientador(es):: Kipnis, Bernardo
Coorientador(es):: Silva, Maria Cristina Madeira da
Assunto:: Programa Mulheres Mil
Ensino profissional
Mulheres - liberdade
Políticas públicas
Mulheres - emprego
Issue Date: 29-Apr-2016
Citation: GOMES, Crisonéia Nonata de Brito. Programa Mulheres Mil: uma oportunidade de reinserção social cidadã às reeducandas da penitenciária feminina do Distrito Federal. 2015. 132 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: Com o propósito de reparar as desigualdades das relações de gênero, no Brasil têm sido implementadas políticas públicas que visam à inclusão, à equidade de gênero, à emancipação e ao empoderamento das mulheres pelo acesso à educação e ao mundo do trabalho. Em meio a essas políticas, destaca-se o Programa Nacional Mulheres Mil. Nesse sentido o presente trabalho se propõe a estudar a reinserção social cidadã das reeducandas do presídio feminino do Distrito Federal por meio do Programa Mulheres Mil. Esse programa é uma política pública inclusiva que visa proporcionar a mulheres em condição de vulnerabilidade social o acesso à educação, à qualificação, ao emprego e à geração de renda, por meio de uma formação profissional e cidadã. O Objetivo geral do trabalho é compreender as contribuições do programa na vida das reeducandas, egressas dos cursos de Estética Feminina e Recepcionista, que foram qualificadas e formadas pelo IFB-Campus Gama, entre os anos de 2013 a 2014. O estudo em tela parte do histórico das desigualdades vividas pela mulher na sociedade brasileira, enfatizando as dificuldades de acesso à educação e ao ingresso no mercado de trabalho. Enfatiza a situação da mulher privada de liberdade e a educação nos presídios. Nos depoimentos das reeducandas egressas buscou-se saber o que o acesso à formação profissional agregou a suas vidas, que expectativas foram geradas quanto ao incentivo à elevação da escolaridade, e as possibilidades de inserção produtiva e mobilidade no mundo do trabalho, como objetiva o Mulheres Mil. Os resultados desta pesquisa revelaram que as reeducandas egressas, tiveram sua autoestima elevada, melhoraram seus relacionamentos interpessoais e, algumas delas, apresentaram modificações nos seus itinerários formativos. Contudo, mostram que os dois cursos ofertados não corresponderam às expectativas quanto à reinserção no mercado de trabalho e nem a possibilidade de geração de renda ainda em reclusão. Com base na análise da pesquisa realizada, propôs-se um produto técnico o qual consiste em um modelo de programa sustentável específico para as mulheres encarceradas do Sistema Prisional do DF, pois entende-se que o cárcere é um lugar que requer a construção de um novo itinerário de vida que proporcione a geração de renda às reeducandas durante o período que ainda estejam reclusas, partindo dos aspectos que fomentaram a origem e a institucionalização do Programa Mulheres Mil - Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável.
Abstract: In order to compensate inequalities in gender relations, the Brazilian government has implemented public policies aiming at social inclusion, gender equality, political emancipation, and empowerment of women by improving their access to education and the labour market. Among such policies, the “Mulheres Mil” National Program stands out. As such, this study focuses on the social reinsertion of female inmates at the Prison of the Federal District (DF), Brazil, by means of the “Mulheres Mil” Program. The program is an inclusive policy that aims at promoting employment and generation of income opportunities, by offering professional qualification and citizenship education. The overall objective is to understand how the program contributes to the lives of the female inmates, after their having taken a Cosmetology or Receptionist Course at the Brazilian Federal Institute (IFB), at the Gama Campus, from 2013 to 2014. This study considers the history of female gender inequality in Brazilian society, emphasising the difficulties for women to access education and the labour market, but it specifically focuses on women who have been deprived of freedom and education in prison. In their testimonials, we tried to identify how professional qualification changed their lives and what expectations and opportunities of employment were created, as intended by the Mulheres Mil Program. Within a qualitative research framework, we used interviews, a focus group and questionnaires that revealed the boosting of self-esteem levels, improvement of interpersonal relationships and, in some cases, significant change in training itineraries. However, both of the offered courses did not meet expectations concerning employment and the generation of income opportunities. Upon analysing the research, a sustainable “Mulheres Mil” Program model resulted as a technical by-product, applicable specifically to imprisoned women in the prison system of the Federal District (DF). It is our understanding that prison is a place that requires a new lifestyle and itinerary that enables the generation of income by inmates while carrying out their sentences, based upon the concepts that originated and institutionalized the “Mulheres Mil” Program: education, citizenship and sustainable development.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.20061
Appears in Collections:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

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