Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20030
Título: Experimentando a termologia : uma proposta para o ensino de Física, em turmas de Ensino Médio
Autor(es): Chaves, Ednilton Mariano
Orientador(es): Cruz, Júnio Márcio Rosa
Assunto: Física - estudo e ensino
Atividades experimentais
Ensino médio - métodos de ensino
Termologia
Física - estudo e ensino - ensino médio
Data de publicação: 27-Abr-2016
Data de defesa: 11-Dez-2015
Citação: CHAVES, Ednilton Mariano. Experimentando a termologia: uma proposta para o ensino de Física, em turmas de Ensino Médio. 2015. 130 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: As atividades práticas são fundamentais ao processo ensino-aprendizagem em Física, mesmo quando são exploradas por meio de experimentos rígidos (fechados), pois proporcionam o desenvolvimento de habilidades e competências distintas daquelas adquiridas com as aulas teóricas. As atividades experimentais dos livros didáticos, normalmente, só trazem os procedimentos, não apresentando: introdução teórica, objetivos, relação completa de materiais necessários, instruções ou figuras auxiliares e comentários sobre resultados possíveis. Além disso, muitas dessas atividades contêm erros conceituais e falhas procedimentais. Assim, surgiram as questões que orientaram a pesquisa: se essas atividades forem implementadas exatamente como são apresentadas, os alunos, sozinhos, conseguirão entender, desenvolver os procedimentos e chegar aos objetivos pretendidos? Tais atividades proporcionam uma aprendizagem significativa? Os professores fazem essas atividades com seus alunos? Eles têm feito correções nessas propostas de experimentos? Ficou constatado que os professores utilizam essas propostas e têm feito adaptações nesses experimentos, embora não tenham formações adequadas para trabalhar em laboratórios. Os alunos afirmaram que os experimentos facilitam o entendimento da Física, mas têm dificuldades em desenvolver algumas dessas propostas devido à falta de detalhamentos e textos auxiliares. Como material alternativo para auxiliar o desenvolvimento de atividades experimentais em Termologia, o produto desse mestrado traz um conjunto de roteiros de experimentos e um guia para professores, que, de acordo com o resultado da pesquisa, são materiais potencialmente significativos. ________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Practical activities are fundamental to the learning process in physics, even when they are explored through rigid experiments, as they provide the development of skills and competencies that are different from those acquired by theoretical lessons. Experimental activities in textbooks usually only present proceedings, lacking theoretical introduction, objectives, complete list of materials required for practice, instructions or auxiliary figures and comments on possible results. In addition, many of these activities contain conceptual errors and procedural mistakes. So, there were the questions that guided the research: if these activities are implemented exactly as they are presented will the students alone be able to understand, develop procedures and reach the intended objectives? Will such activities provide a significant learning? Do teachers make these activities with their students? Do they make corrections in these proposals of experiments? It was observed that teachers use these proposals and they make adaptations in these experiments, although they do not have adequate competencies to work in laboratories. Students have said that the experiments facilitate the understanding of physics, but they have difficulties in developing some of these proposals due to the lack of detailing and auxiliary texts. As an alternative material to assist the development of experimental activities in Thermology, the product of this Masters course brings a set of experiments scripts and a guide for teachers that, according to the research result, are potentially significant material.
Descrição: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, 2015.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:IF - Mestrado Profissional em Ensino de Física (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_EdniltonMarianoChaves.pdf2,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.