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Título: Análise das práticas docentes e discentes em uma disciplina do ensino superior em saúde no contexto da usabilidade das ferramentas colaborativas do ambiente virtual de aprendizagem MOODLE
Outros títulos: Analysis of the practice of teachers and students in a subject of higher education in health in the context of usability of collaborative tools of the virtual learning environment MOODLE
Análisis de las prácticas docentes y discentes en una asignatura de la graduación en salud en el contexto de la usabilidad de las herramientas colaborativas del ambiente virtual de aprendizaje MOODLE
Autor(es): Costa, Cássio Murilo Alves
Orientador(es): Alves, Elioenai Dornelles
Assunto: Ensino a distância
Saúde (Educação)
Educação em saúde
Saúde - estudo e ensino
Moodle
Data de publicação: 6-Abr-2016
Referência: COSTA, Cássio Murilo Alves. Análise das práticas docentes e discentes em uma disciplina do ensino superior em saúde no contexto da usabilidade das ferramentas colaborativas do ambiente virtual de aprendizagem MOODLE. 2015. 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Introdução: As novas tecnologias da informação e comunicação aliaram-se ao ensino-aprendizagem para quebrar paradigmas de uma educação tradicional, centrada apenas na figura do professor em processos síncronos. Os novos tempos trazem aparatos e sistemas tecnológicos que empoderam a educação. Agora, a flexibilidade de tempo, espaço e abrangência são variáveis presentes na educação tecnológica e, nesta vertente, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) MOODLE encaixa-se sem folgas nesta nova abordagem. Objetivo: Analisar as práticas docentes e discentes em uma disciplina do ensino superior em saúde no contexto da usabilidade das ferramentas colaborativas do Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE (versão 2.7), de forma a corroborar com subsídios na oferta de conteúdos a distância em saúde mediado pelas TICs. Método: Trata-se de um estudo metodológico descritivo e quantitativo de delineamento transversal. Nos estudos transversais os fenômenos são analisados durante um período de coleta de dados, sendo apropriados para descrever uma situação para se inferir uma resposta ao problema analisado. Resultado: Apurou-se de docentes e discentes dados sobre: o perfil sociodemográfico; percepções sobre características, competência e papel da tutoria; estratégias pedagógicas advindas das ferramentas síncronas e assíncronas; e competências dos grupos de pesquisa para utilização das ferramentas do AVA MOODLE com foco na usabilidade desta plataforma. Conclusão: A usabilidade segundo a ISO/IEC 9241-11 mede três variáveis: "Efetividade" (permite o usuário alcançar os objetivos iniciais de interação); "Eficiência" (quantidade de esforço e recursos para se chegar a um determinado objetivo); e "Satisfação" (nível de conforto que o usuário sente ao utilizar a interface). Neste estudo chegou-se à conclusão que os discentes estão “satisfeitos com a efetividade da plataforma virtual” e os docentes consideraram que a plataforma é “efetiva e eficiente” em atingir seus objetivos.
Abstract: Introduction: The new information and communication technologies have teamed up to the teaching-learning to break paradigms of a traditional education, focused only on the figure of professor in synchronous processes. New times bring devices and technological systems that empower education. Now, the flexibility of time, space and scope are variables present in technological education and, on this, the Virtual Learning Environment (VLE) Moodle fits without gaps in this new approach. Objective: To analyze the practices teachers and students in a subject of higher education in health in the context of collaborative usability of collaborative tools of the Virtual Learning Environment MOODLE (version 2.7), in order to corroborate with subsidies in content offering distance in health mediated by ICTs. Method: This is a descriptive and quantitative methodological cross-sectional study. In cross-sectional studies the phenomena are analyzed during a period of data collection, being suitable for describing a situation to infer an answer to the problem analyzed. Result: It was found of teachers and students information on: the demographic profile; perceptions of characteristics, competence and role of mentoring; teaching strategies arising from synchronous and asynchronous tools; and skills of research groups for use of the VLE MOODLE tools focused on usability of the platform. Conclusion: The usability according to ISO / IEC 9241-11 measures three variables: "Effectiveness" (allows the user to achieve the initial objectives of interaction); "Efficiency" (amount of effort and resources to reach a certain goal); and "Satisfaction" (comfort level that the user feels when using the interface). In this study it was concluded that the students are "satisfied with the effectiveness of virtual platform" and teachers considered that the platform is "effective and efficient" to achieve their goals.
Resumen: Introducción: Las nuevas tecnologías de la información y comunicación se aliaron a la enseñanza/aprendizaje para romper paradigmas de una educación tradicional, centrada solamente en la figura del profesor en procesos síncronos. Los nuevos tiempos traen aparatos y sistemas tecnológicos que empoderan a la educación. Ahora, la flexibilidad de tiempo, espacio y abarcadura son variables presentes en la educación tecnológica, y en esta vertiente, el Ambiente Virtual de Aprendizaje (AVA) MOODLE se encaja, sin lugar a dudas, en este nuevo abordaje. Objetivo: Analizar las prácticas docentes y discentes en una asignatura de la enseñanza superior en Salud en el contexto de la usabilidad de las herramientas colaborativas del Ambiente Virtual de Aprendizaje MOODLE (versão 2.7), de manera a corroborar con subsidios en la oferta de contenidos a distancia en Salud mediados por las TICs. Método: Se trata de un estudio metodológico descritivo y cantitativo de delineamiento transversal. En los estudios transversales los fenómenos son analizados durante un periodo de colecta de datos, siendo apropiados para describir una situación para inferirse una respuesta al problema analizado. Resultado: Se apuró de docentes y discentes datos sobre: el perfil sociodemográfico; percepciones sobre características, competencia y papel de la tutoría; estrategias pedagógicas advenidas de las herramientas síncronas y asíncronas; y competencias de los grupos de pesquisa para utilización de las herramientas del AVA MOODLE con foco en la usabilidad de esta plataforma. Conclusión: La usabilidad, según la ISO/IEC 9241-11, mide tres variables: "Efectividad" (permite al usuario alcanzar los objetivos iniciales de interacción); "Eficiencia" (cantidad de esfuerzo y recursos para llegar a un determinado objetivo); y "Satisfacción" (nivel de confort que el usuario siente al utilizar la interfaz). En este estudio se llegó a la conclusión que los discentes están “satisfechos con la efectividad de la plataforma virtual” y los docentes consideraron que la plataforma es “efectiva y eficiente” en atingir sus objetivos.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2015.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.08.D.19875
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