Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19819
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAPITULO_CriseTrabalhoDF.pdf3,02 MBAdobe PDFView/Open
Title: Crise e trabalho no Distrito Federal
Authors: Dal Rosso, Sadi
Bueno, Fábio Marvulle
Azevedo, Aldo Antonio de
Rêses, Erlando da Silva
Souza, Perci Coelho de
Pfeilsticker, Zilda Vieira de S.
Rego, Isabel Pojo do
Gonzalez, Roberto Henrique S.
Silva, Robson Santos C.
Oliveira, Tiago
Carneiro, Thiago
Parente, Izabel Cavalcanti I.
Martins, Samuel
Castelar, Thamires
Silveira, Natalia Alves C. O.
Azevedo, Ariel Martins C.
Costa, Samuel Nogueira
Assunto:: Crise econômica - Brasil
Trabalho
Distrito Federal (Brasil)
Issue Date: 2011
Publisher: Ministério do Trabalho e Emprego
Citation: DAL ROSSO, Sadi et al. Crise e trabalho no Distrito Federal. In: DAL ROSSO, Sadi (Org.). Trabalho na Capital. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2011. p. 124-149. Disponível em: <http://acesso.mte.gov.br/data/files/8A7C816A2E7311D1012FEAA3403E09B2/TrabalhonaCapital.pdf>. Acesso em: 31 mar. 2016.
Abstract: O trabalho de pesquisa empírica realizou o acompanhamento de mudanças em curso na forma de organização do processo de trabalho no período da crise financeira de 2008 por meio de observação em locais de trabalho determinados. A coleta de informações foi realizada no segundo semestre de 2009. O levantamento de informações sobre mudanças em curso pode ser realizado de diversas maneiras, entre os quais a observação de mudanças no processo de trabalho, empregando dados agregados existentes, bem como pela realização de observação e entrevistas com trabalhadores, gerentes e sindicalistas pertencentes a determinados setores de atividade. Os autores deste artigo, pertencentes ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (GEPT) do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, realizaram as duas propostas: primeiramente, foi feita a análise de dados agregados disponibilizados pelo DIEESE do Distrito Federal; em segundo lugar, realizaram observações diretas em campo e entrevistaram trabalhadores, gerentes e sindicalistas, como maneira de obter acesso a possíveis mudanças em curso na organização dos processos de trabalho, quer tenham sido deflagradas após o início da crise, quer venham ocupando espaço nos locais de trabalho nas últimas décadas. A técnica de diagnóstico de um espaço sócio-econômico por meio de um conjunto mínimo de entrevistas, realizadas no espaço de três meses, requer o acompanhamento dos principais setores de atividade operantes na região. Cada articulista responsabilizou-se por proceder ao levantamento de um ramo de atividade socioeconômica, de tal modo que a compilação dos diagnósticos setoriais resultasse em um mosaico de diagnósticos regionais, com o qual se pudesse capturar mudanças em início, em curso ou em outra fase de desenvolvimento relativamente à organização dos processos de trabalho. A pertinência de um trabalho regional para o estudo de mudanças nos processos de trabalho depende da composição econômica do espaço geográfico. O Distrito Federal não é um território excluído dos impactos das crises mundiais e sim eminentemente uma zona econômica de serviços e com forte presença de capitais nacionais e internacionais na construção civil, no abastecimento urbano, nos setores de telefonia, internet e telecomunicações, no campo educacional, de saúde e de lazer, no setor financeiro e bancário. Espera-se, pois, que os resultados obtidos e relatados neste artigo possam estimular a discussão teórica sobre a relação entre processo de trabalho e crise, bem como o diagnóstico de mudanças na organização do processo de trabalho, implementadas por grandes empreendimentos capitalistas nacionais e internacionais.
Description: Acesso ao livro na íntegra no endereço: http://acesso.mte.gov.br/data/files/8A7C816A2E7311D1012FEAA3403E09B2/TrabalhonaCapital.pdf.
Appears in Collections:TEF - Artigos publicados em periódicos
UnB - Professores Eméritos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/19819/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.