Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19811
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_HenriqueDominguesGarcia.pdf2,94 MBAdobe PDFView/Open
Title: Uma metodologia de otimização de roteamento com OSPF para tráfego de vídeo autossimilar
Authors: Garcia, Henrique Domingues
Orientador(es):: Barreto, Priscila América Solis Mendez
Assunto:: Roteadores (rede de computadores)
Engenharia de tráfego
Roteamento - protocolos
Tráfego de vídeo digital
Issue Date: 31-Mar-2016
Citation: GARCIA, Henrique Domingues. Uma metodologia de otimização de roteamento com OSPF para tráfego de vídeo autossimilar. 2015. xv, 78 f., il. Dissertação (Mestrado em Informática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: Este trabalho apresenta uma metodologia de engenharia de tráfego que tem como objetivo otimizar o custo do enlace de protocolos tradicionais de roteamento tais como o OSPF (Open Shortest Path First), a partir da otimização de métricas baseadas na utilização e na característica do tráfego do enlace. Foi utilizado um modelo de programação linear extraído da curva do atraso máximo do enlace calculado com o FEP (Fractal Envelope Process). Os resultados mostram que para o tráfego de vídeo que possui um alto grau de autossimilaridade, é necessário preservar a utilização média do enlace abaixo de 25\% para obter valores de atrasos compatíveis com os requerimentos de QoS (Quality of Service) da aplicação.
Abstract: This paper presents a traffic engineering methodology that aims to optimize the link cost of traditional routing protocols such as OSPF (Open Shortest Path First) using link metrics based on the link load and traffic characteristics. We propose a linear programming model based on the maximum delay curve of the link calculated by the FEP (Fractal Envelope Process). The results show that for video traffic that has a high degree of self-similarity, the average link utilization must be below 25% to archive delay values compatible with the QoS requirements (Quality of Service) of the application.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2015.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.09.D.19811
Appears in Collections:CIC - Mestrado em Informática (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/19811/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.