Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19792
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_EthelBarretoGondim.pdf8,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Monitoramento de desempenho com middleboxes em redes definidas por software
Autor(es): Gondim, Ethel Barreto
Orientador(es): Campelo, Divanilson Rodrigo de Sousa
Assunto: Gerenciamento de rede
Gerenciamento de desempenho
Redes Definidas por Software (SDN)
Middlebox
Data de publicação: 28-Mar-2016
Data de defesa: 7-Ago-2015
Referência: GONDIM, Ethel Barreto. Monitoramento de desempenho com middleboxes em redes definidas por software. 2015. x, 68 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O gerenciamento de desempenho de aplicações é frequentemente dificultado pela presença de middleboxes, por sua variedade e capacidade de alterar o tráfego que os atravessa. Com o advento das Redes Definidas por Software (do Inglês, Software-Defined Networking, SDN), surgem novas possibilidades para o gerenciamento de desempenho a partir da programabilidade dos dispositivos e do controle centralizado do tráfego. Este trabalho propõe uma arquitetura que objetiva mitigar os desafios impostos pelos middleboxes ao monitoramento de desempenho em SDN. Em particular, é apresentado e validado um protótipo que identifica o tempo de resposta, a disponibilidade e informações de conexões de aplicações na presença de quatro middleboxes: um balanceador de carga, um firewall, um sistema de prevenção de intrusões (do Inglês, Intrusion Prevention System, IPS) e um sistema de tradução de endereços de rede (do Inglês, Network Address Translation, NAT). Para os três primeiros middleboxes, foram desenvolvidas Interfaces de Programação de Aplicações (do Inglês, Application Programming Interfaces, APIs) específicas. _______________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Application Performance management is frequently hampered by the presence of middleboxes, because of their variety and capacity of modifying the traffic that traverses them. With the advent of Software-Defined Networking (SDN), new possibilities for performance management arise from the programmability of devices and the centralized control of traffic. This work proposes an architecture that aims at mitigating the challenges posed by middleboxes in performance monitoring in SDN. In particular, it is presented and validated a prototype that identifies the response time, the availability and connection information of applications in the presence of four middleboxes: a load balancer, a firewall, an Intrusion Prevention System (IPS) and a Network Address Translation (NAT) system. For the first three middleboxes, specific Application Programming Interfaces (APIs) were developed.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência Da Computação, 2015.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Coorientador(es): Drummond, André Costa
Aparece nas coleções:MPCA - Mestrado Profissional em Computação Aplicada (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.