Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19776
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_HiltonSalesBatista.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O projeto Milton Santos de acesso ao ensino superior (PROMISAES) como política de assistência estudantil ao programa de estudantes-convênio de graduação (PEC-G)
Autor(es): Batista, Hilton Sales
Orientador(es): Carvalho, Cristina Helena Almeida de
Assunto: Assistência estudantil
Permanência escolar
Ensino superior
Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes)
Data de publicação: 24-Mar-2016
Referência: BATISTA, Hilton Sales. O projeto Milton Santos de acesso ao ensino superior (PROMISAES) como política de assistência estudantil ao programa de estudantes-convênio de graduação (PEC-G). 2015. 152 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho faz um estudo sobre o Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes), que tem por objetivo fomentar a cooperação técnico-científica e cultural com os países – em especial os africanos – com os quais o Brasil mantém acordos nas áreas de educação e cultura, consolidando uma política de intercâmbio que promove maior integração entre o Brasil e os países em desenvolvimento. Nesse sentido, o trabalho buscou elucidar em que medida o Promisaes tem atuado como política pública de permanência dos estudantes estrangeiros apoiando o mais antigo programa de cooperação educacional internacional nas instituições federais de educação superior (Ifes), o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). A dissertação utilizou como perspectiva teórica o neoinstitucionalismo histórico, bem como do ciclo de políticas públicas, com ênfase na fase da implementação do Promisaes. A pesquisa qualitativa foi realizada na Universidade de Brasília e no Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a pesquisa quantitativa foi realizada por meio da análise dos registros disponíveis nos arquivos do Ministério da Educação (MEC). A partir dos resultados encontrados, foram propostos aperfeiçoamentos no Promisaes, no sentido de propiciar a melhoria na política vigente de permanência voltada ao PEC-G sob a responsabilidade do MEC.
Abstract: The work performs a study of Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes), which aims to foster technical, scientific and cultural cooperation with countries Brazil has established education and cultural agreements – specially African nations – strengthening an interchange policy that enhances the integration process between Brazil and developing countries. Thus, the purpose is to analyze in what extent Promisaes has been served as a student maintenance public policy for foreign students from Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), the oldest international education cooperation program at Federal Higher Education Institutions. Theoretical basis for the work is the historical institutionalism e public policies cycles, emphasizing the implementation phase, with qualitative research on Universidade de Brasília and Brazilian Ministry of Foreign Affairs (MRE), and quantitative analysis of the available records from Brazilian Ministry of Education (MEC) archives and the institutional actors from the programs mentioned. At the end it is intended to suggest enhancements on Promisaes, current student maintenance policy under MEC responsibility supporting PEC-G.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Educação, 2015.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.19776
Aparece nas coleções:FE - Mestrado Profissional em Educação

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.