Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19765
Título: Tradição e inovação no cavaquinho brasileiro
Autor(es): Arraes, Luis Carlos Orione de Alencar
Orientador(es): Castro, Beatriz Duarte Pereira de Magalhães
Assunto: Cavaquinho - Brasil
Tradições culturais
Identidade cultural
Data de publicação: 24-Mar-2016
Data de defesa: 18-Mai-2015
Citação: ARRAES, Luis Carlos Orione de Alencar. Tradição e inovação no cavaquinho brasileiro. 2015. 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho se refere aos aspectos histórico-sociais que vieram a consolidar uma tradição na maneira de se tocar o cavaquinho no Brasil, fazendo uma abordagem desde a sua origem, sua chegada ao nosso país, e sua participação na construção de uma identidade cultural nacional. Esse trabalho nos traz ainda uma reflexão sobre a música como processo social constante em um mundo de multiculturalidades, possibilitando, a todo o momento, em qualquer época, o surgimento de uma inovação na maneira de fazer música, de executar um instrumento. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work refers to the historical and social aspects that consolidated tradition in a manner of cavaquinho playing, its origins, its arrival in Brazil and its participation in the construction of a national cultural identity. This work also reflects on music as an ever-present social process, in a multicultural oriented world, which allows anywhere and anytime, spontaneous innovations in making music and instrumental playing.
Descrição: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2015.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:IdA - Mestrado em Música (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LuisCarlosOrioneAlencarArraes.pdf2,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.