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Título: Educação para a sustentabilidade : ações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) para o desenvolvimento rural
Autor(es): Ávila, Leonídia Alyne de
Orientador(es): Ávila, Mário Lúcio de
Assunto: Desenvolvimento rural
Sustentabilidade
Data de publicação: 28-Fev-2016
Referência: ÁVILA, Leonídia Alyne de. Educação para a sustentabilidade : ações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) para o desenvolvimento rural. 2015. 77 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O Instituto Federal de Educação do Triângulo Mineiro (IFTM), como os demais institutos federais de educação, foi criado pela lei 11.892/2008 com o objetivo de suprir a demanda de mão de obra técnica qualificada e de resolver questões relacionadas ao desenvolvimento regional e ambiental. Como esse instituto está inserido na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba a qual tem como uma de suas principais atividades econômicas o agronegócio, este estudo tem por objetivo identificar se estão sendo trabalhadas as dimensões integrantes da sustentabilidade - econômica, social, cultural e ambiental - nos cursos da grande área de Ciências Agrárias e dos eixos tecnológicos de produção alimentícia e recursos naturais e em que proporções e qual o principal foco de estudo das duas dimensões mais abordadas. Foram analisadas as matrizes curriculares e os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos por esses cursos no período de 2012 a de 2014 através da análise de conteúdo. Observou-se alta abordagem da dimensão econômica nos documentos, com valores variando de 26.32% a até 69,81%, com temática obretudo voltada para desenvolvimento do agronegócio. A dimensão cultural obteve a menor abordagem em todos os documentos variando de 3,54% a no máximo 24,60% e as proporções das dimensões ambiental (de 11,11% a 29,06%) e social (de 3,45% a 44,44%) foram consideradas baixas quando comparada à proporção da dimensão econômica na maioria dos documentos. As matrizes curriculares dos cursos de nível médio integrados ao ensino profissionalizante apresentaram melhor proporção das abordagens quando comparadas às matrizes das outras modalidades de curso. As matrizes curriculares dos cursos de nível médio apresentaram um desvio padrão de 5,68 e as demais obtiveram desvios padrão de 20,75 e 26,49. Sugere-se a capacitação de docentes e a criação de políticas institucionais para a reestruturações das abordagens das dimensões nesses documentos, seguidas de novas avaliações nos próximos anos, a fim de se acompanhar a evolução desses números.
Abstract: The Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), like other federal education institutes, was created by Law 11,892 / 2008 in order to supply the handheld demand for qualified technical work and resolve issues related to regional and environmental development . As this institute is inserted in the middle region of Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba which has as one of its main economic activities agribusiness, this study aims to identify whether they are being worked on the members of the sustainability dimensions - economic, social, cultural and environmental - courses in the area of Agricultural Sciences and technological axes of food production and natural resources and in what proportions, and what the main focus of study of the two most discussed dimensions. They analyzed the curriculum headquarters and research and extension projects developed by these courses in the 2012 period to 2014 through content analysis. There was a high approach to the economic dimension in the documents, with values ranging from 26.32% up to 69.81%, with especially the thematic approach focused on agribusiness development. The cultural dimension obtained the smallest approach in all documents ranging from 3.54% to a maximum of 24.60% and the proportion of the environmental dimensions (from 11.11% to 29.06%) and social (3.45% to 44.44%) were considered low when compared to the ratio of the economic dimension in most documents. Curricular matrices of middle level technical-vocational courses integrated showed higher proportion of approaches when compared to arrays of other travel arrangements. The mid-level arrays showed a standard deviation of 5.68 and the others had a standard deviation of 20.75 and 26.49. It is suggested the training of teachers and the creation of institutional policies for restructuring approaches the dimensions of these documents, followed by new evaluations in the coming years in order to follow the evolution of these numbers.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Mestrado Profissional em Gestão Pública, 2015.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.19604
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