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dc.contributor.advisorRocha, Carlos Henrique Marques da-
dc.contributor.authorCarvalho, Eliezé Bulhões de-
dc.date.accessioned2016-01-25T17:54:47Z-
dc.date.available2016-01-25T17:54:47Z-
dc.date.issued2016-01-25T17:54:47Z-
dc.date.submitted2015-10-23-
dc.identifier.citationCARVALHO, Eliezé Bulhões de. Proposta alternativa de avaliação econômica aplicada a investimentos em infraestrutura hidroviária brasileira utilizando opções reais. 2015. xvii, 141 f., il. Tese (Doutorado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19321-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2015.en
dc.description.abstractO objetivo da tese é a proposição de um modelo alternativo de avaliação econômica dos investimentos em infraestruturas governamentais no setor de transporte hidroviário de forma a auxiliar os gestores públicos com ferramentas de flexibilidade gerencial quando da tomada de decisão para execução dos projetos. Como os recursos do governo são escassos e um grande número de projetos para o setor hidroviário precisam ser executados, a tomada de decisão sobre qual deve ser a prioridade na aplicação dos recursos deve ser pautada em ferramentas que possam quantificar o valor do projeto e que considerem alternativas gerenciais para a sua implantação. Uma dessas ferramentas é a da Teoria das Opções Reais (TOR), que busca incorporar às abordagens tradicionais de avaliação de projetos a precificação de opções como: o seu adiamento, a sua expansão, ou até mesmo o seu abandono. Diferente dos estudos já realizados que utilizaram a TOR com o foco na análise de projetos para o investimento privado, este buscou uma alternativa para a avaliação dos projetos para os investimentos governamentais. Ao estudar a forma de avaliação atual dos projetos realizados para o setor hidroviário foi proposta uma alternativa que incorpora novos elementos para a apropriação das futuras receitas para os fluxos de caixa dos projetos, diferentes taxas de desconto do fluxo de caixa relacionado ao momento do projeto, e a utilização da TOR como ferramenta para a futura carteirização dos projetos do setor. A metodologia de pesquisa foi composta por aprofundamento teórico, análises documentais, proposição do modelo alternativo para a avaliação de projetos do setor hidroviário, e o estudo de caso com aplicação do modelo proposto em um projeto governamental de infraestrutura de transporte hidroviário no rio Tocantins – derrocamento do Pedral do Lourenço. Os resultados indicaram que a alternativa proposta é válida, que para os projetos governamentais as opções a serem consideradas são as de adiamento do projeto e ou a sua expansão, e no projeto estudado, considerando essas opções gerenciais acrescentaram valores significativos ao VPL tradicional. A principal limitação do estudo se mostra na possibilidade de aplicação do modelo proposto com o atual arcabouço jurídico de licitação das obras do Governo.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleProposta alternativa de avaliação econômica aplicada a investimentos em infraestrutura hidroviária brasileira utilizando opções reaisen
dc.title.alternativeAlternative proposal for the economic evaluation of investiments in brazilian waterwai infrastructure using real optionsen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordHidroviasen
dc.subject.keywordAvaliação econômicaen
dc.subject.keywordTransporte - Brasilen
dc.subject.keywordTransporte hidroviárioen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.10.T.19321-
dc.description.abstract1The aim of the thesis is to propose an alternative model of economic evaluation of investments in public infrastructure in the water transport sector in order to assist policy makers with tools of managerial flexibility when facing the decision-making process during project execution. As government resources are scarce and a large number of projects for the waterway sector need to be run, the decision making process about what should be the priority in the application of resources must be based on tools that can quantify the value of the project and consider management alternatives for its implementation. One such tool is the Real Options Theory (ROT). The ROT seeks to incorporate options to traditional approaches to project evaluation pricing, such as its postponement, its expansion, or even its abandonment. Unlike previous studies that used the ROT with the focus on project analysis for private investment, here we sought an alternative to the evaluation of projects for government investments. After considering how the current evaluation of the projects to waterway sector is being made, this thesis proposed an alternative that incorporates new elements for the appropriation of future revenues to the project cash flows, different discount rates of the cash flows related to the project timing, and the use of ROT as a tool for building a portfolio of projects in this sector. The research methodology consisted of theoretical studies, desk reviews, the alternative model proposition for the evaluation of the waterway sector projects, and case study application of the proposed model in a government project of water transport infrastructure on the Tocantins River - the overthrow of “Pedral do Lourenço”. The results indicated that the proposed alternative is valid, that for the government projects the options to consider are the design of the postponement and or its expansion, and, considering these two management options, in our case study, these options added significant value to the traditional NPV. The main limitation of the study is the possibility of implementing the model with the current legal framework for government contracts and acquisitions.-
Appears in Collections:ENC - Doutorado em Transportes Urbanos (Teses)

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