Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19275
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_JosuéAndersonRêgoAzevedo.pdf4,65 MBAdobe PDFView/Open
Title: Endemismo, vicariância e padrões de distribuição da herpetofauna do Cerrado
Authors: Azevedo, Josué Anderson Rêgo
Orientador(es):: Nogueira, Cristiano de Campos
Coorientador(es):: Valdujo, Paula Hanna
Assunto:: Herpetofauna
Cerrados - fauna
Anuro
Issue Date: 25-Jan-2016
Citation: AZEVEDO, Josué Anderson Rêgo. Endemismo, vicariância e padrões de distribuição da herpetofauna do Cerrado. 2014. 91 f., il. Dissertação (Mestrado em Zoologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Abstract: Tomando proveito das diferenças gerais entre as duas Ordens e da grande quantidade de dados acumulados em sínteses recentes sobre o Cerrado, tenho como objetivos principais buscar padrões de distribuição coincidentes entre esses dois grupos da herpetofauna, destacando também eventuais padrões únicos de cada linhagem, e por fim, inferir se tais padrões foram originados pelos mesmos eventos e processos. No capítulo 1, para verificar se é possível delimitar um padrão único de regionalização para os dois grupos, eu complementei as bases de dados de registros de localidades provenientes das sínteses recentes para herpetofauna endêmica do Cerrado (Nogueira et al., 2011; Valdujo et al., 2012a). Para isso, a partir de buscas bibliográficas, eu adicionei novos registros que ampliassem as distribuições conhecidas e espécies adicionais recentemente descritas. As análises para determinação das unidades biogeográficas foram realizadas com os dados de distribuição de cada grupo em separado (somente Anura ou somente Squamata) e comparadas com uma análise com os dados conjuntos dos dois grupos. No capítulo 2, a partir das unidades biogeográficas delimitadas, eu busco resolver a relação entre essas áreas ao longo do tempo. Para isso, utilizo filogenias datadas de táxons que possuam registros em, ao menos, três unidades biogeográficas distintas para a produção de um cladograma geral de áreas. A partir deste cladograma de áreas, eu discuto os possíveis eventos envolvidos na diversificação das faunas de anuros e répteis Squamata, verificando se há padrões congruentes de diversificação entre os dois grupos.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Zoologia, 2014.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Esta dissertação foi realizada com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Appears in Collections:IB - Mestrado em Zoologia (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/19275/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.