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Título: A expressividade musical na construção da performance de harpistas experts : características, recursos e estratégias
Autor(es): Ferigato, Arícia Marques
Orientador(es): Freire, Ricardo José Dourado
Assunto: Música
Harpistas
Expressividade musical
Data de publicação: 23-Jan-2016
Data de defesa: 30-Jul-2015
Citação: FERIGATO, Arícia Marques. A expressividade musical na construção da performance de harpistas experts: características, recursos e estratégias. 2015. 84 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho de pesquisa investigou o processo de construção da expressividade musical na perspectiva de harpistas experts. O fenômeno da expressividade musical é compreendido por este trabalho como um construto de características multidimensionais e identificado como um dos elementos chaves da expertise musical. A partir de uma abordagem qualitativa e exploratória, a metodologia consistiu em uma análise de conteúdo fundamentada em Bardin (1977) sobre a transcrição do discurso de harpistas experts. As entrevistas semi estruturadas buscaram identificar concepções dos harpistas participantes sobre expressividade musical, características e elementos que influenciam a construção da expressividade na harpa, verificar o uso de recursos e estratégias para a construção da expressividade na sua prática e levantar apontamentos que contribuam para a construção da expressividade musical do harpista. Os resultados indicam que a expressividade musical pode ser construída por meio do refinamento dos processos cognitivos e metacognitivos envolvidos na preparação da performance. As análises foram realizadas a partir do diálogo entre as falas dos participantes e a literatura que indicou estratégias específicas dos harpistas na construção da sua expressividade musical. A performance de alto nível pode ser construída a partir de estratégias metacognitivas autorreguladas, denominadas pelos participantes em três etapas principais: “construção da ideia musical”, “recursos e estratégias” e “preparação para a performance”. Os resultados contam ainda com um modelo desenvolvido a partir de reflexões sobre a literatura e os dados. Este busca representar o funcionamento do raciocínio metacognitivo e sua aplicação para a construção da expressividade musical. ______________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research investigated the process of musical expressivity construction from harp experts' perspective. The phenomenon of musical expressivity in this work is comprised as a construction of multidimensional characteristics and identified as one of the key elements of musical expertise. From a qualitative and exploratory approach, the methodology consisted of a content analysis based on Bardin (1977) on the transcription of harp experts' speech. The semi-structured interviews sought to identify the harpists’ view on musical expressivity, features and elements that influence the construction of the expressivity through a harp, verify the use of resources and strategies to build the expressivity in its practice and remark notes that contribute to the construction of the harpist’s musical expressivity. The results indicate that the musical expressivity can be constructed by refining the cognitive and meta-cognitive processes involved in preparing the performance. The analyses were performed from the dialogue between the speeches of the participants and the literature that indicated some harpists’ specific strategies in building their musical expressivity. The high level performance can be built from self-regulated meta-cognitive strategies, entitled by the participants into three main stages: "construction of musical idea," "resources and strategies" and "preparation for the performance." The results also rely on a model developed from reflections on literature and data. It seeks to represent the functioning of meta-cognitive thinking and its application to build the musical expressivity.
Descrição: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-graduação em Música, 2015.
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