Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19242
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RafaelAntunesAlmeida.pdf41,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: "Objetos intangíveis" : Ufologia, ciência e segredo
Autor(es): Almeida, Rafael Antunes
Orientador(es): Sá, Guilherme José da Silva e
Assunto: Ufólogos
Seres extraterrestres
Ufologia
Data de publicação: 23-Jan-2016
Referência: ALMEIDA, Rafael Antunes. "Objetos intangíveis": Ufologia, ciência e segredo. 2015. 508 f., il. Tese (Doutorado em Antropologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A presente tese consiste em um estudo etnográfico junto a um coletivo de ufólogos brasileiros. A etnografia acompanha os seus processos de construção de conhecimento, as relações destes pesquisadores com os seres extraterrestres e a luta pela desclassificação de documentos em posse do Estado. Os eixos mais significativos deste trabalho são a descrição dos processos de conhecimento forjados em relação a uma imagem particular de Ciência, a temática do segredo e o problema da desinformação. Argumenta-se que aquilo que define a ufologia, enquanto uma "disposição de relações" particular, é o fato de que para que ela perdure, o seu objeto, o seu tema principal, deve se manter nos confins da invisibilidade. Este texto constrói-se enquanto uma narrativa na qual se discutem o problema da “crença”, os processos de construção de evidência levados a cabo pelos ufólogos brasileiros e o modo como apresentam os seus dados.
Abstract: This dissertation is the result of an ethnographical study of a Brazilian UFOlogists collective. The ethnography follows their processes of knowledge construction, the relation between the researchers and the extraterrestrials and the activism towards the disclosure of UFO documents possessed by the State. The main topics of this work are the way UFOlogists build their knowledge in relation to a certain image of Science, their elaborations on secrecy and the problem of disinformation. It claims that what defines Ufology, as a specific set of relations, is the fact that in order to persist, its objet, its main theme, must remain invisible. This work discusses the problem of "belief", the processes of evidence construction undertaken by the Brazilian UFOlogists and the ways they present their data.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, 2015.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.08.T.19242
Aparece nas coleções:DAN - Doutorado em Antropologia (Teses)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.