Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19207
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_JéssicaNatáliadaCostaDantas.pdf1,52 MBAdobe PDFView/Open
Title: Propagação eletrônica em um fio quântico submetido a uma interação spin-órbita e a um potencial químico modulados
Authors: Dantas, Jéssica Natália da Costa
Orientador(es):: Brito, Paulo Eduardo de
Assunto:: Semicondutores
Propriedades de transporte
Interação spin-órbita
Issue Date: 20-Jan-2016
Citation: DANTAS, Jéssica Natália da Costa. Propagação eletrônica em um fio quântico submetido a uma interação spinórbita e a um potencial químico modulados. 2015. 67 f. il. Dissertação (Mestrado em Ciência de Materiais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: Neste trabalho foram estudadas as propriedades de transporte de um pacote de onda em um fio quântico submetido a um campo elétrico externo modulado e levando em consideração a interação spin-órbita do tipo Rashba e Dresselhaus. Nesse sistema, a interação spin-órbita Dresselhaus possibilita a inversão do spin do elétron injetado. Para analisar a evolução temporal do sistema (partículas) que avaliar os seguintes parâmetros: a probabilidade de retorno do elétron, o desvio quadrático médio (MSD), a função participação e o centro do pacote de onda. Foi observado que determinados valores dos parâmetros localiza a função de onda, podendo fazer uma correlação com transição de fase metal-isolante ou estado localizado e não localizado.
Abstract: In this work we present results obtained on the transport properties of a wave packet in a quantum wire subjected to an external modulated electric field and taking into account the spin-orbit interaction of the Rashba and Dresselhaus types. In this system the Dresselhaus spin-orbit interaction produces the reversal of the spin of the injected electron. To analyze the time evolution of the system (particle) we evaluate the following parameters: the return probability of electron , the root mean square deviation (MSD) function participation and the center of the wave packet. It was observed that for certain parameter values the wave function is localized in a certain region which allows to make a correlation with a metal-insulator phase transition.
Description: Dissertação (mestrado)— Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ciência de Materiais, 2015.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.10.D.19207
Appears in Collections:FUP - Mestrado em Ciência de Materiais

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/19207/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.