Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19173
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LussaraRibeiroVieiraMarques.pdf387,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Avaliação e proposta de indicadores : a contribuição do ENADE na gestão das bibliotecas universitárias
Autor(es): Marques, Lussara Ribeiro Vieira
Orientador(es): Almeida, Alexandre Nascimento de
Assunto: Bibliotecas universitárias
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Brasil)
Método Delfos
Bibliotecas universitárias - avaliação
Data de publicação: 15-Jan-2016
Referência: MARQUES, Lussara Ribeiro Vieira. Avaliação e proposta de indicadores: a contribuição do ENADE na gestão das bibliotecas universitárias. 2015. 57 f. , il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)–Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho avaliou a qualidade dos indicadores utilizados no Questionário do Estudante aplicado aos discentes que participam do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), para a avaliação das bibliotecas universitárias. Essa qualidade foi avaliada quanto à presença de propriedades apontadas na literatura como essenciais a bons indicadores: estabilidade, validade e importância. Para a análise da estabilidade, foram analisados os questionários aplicados no período de 2004 a 2014. Quanto à validade, foi feita a análise de correlação entre os resultados obtidos por uma biblioteca universitária e os investimentos por ela realizados. Já para a análise da importância, foi formado um grupo de especialistas, composto por bibliotecários com experiência em bibliotecas universitárias e, por meio do método Delfos, foram avaliados os indicadores quanto a sua relevância. Ao mesmo tempo, procurou-se levantar sugestões de outros indicadores que poderiam fazer parte dessa avaliação. O trabalho constatou que os indicadores utilizados pelo Enade são considerados importantes, porém não possuem estabilidade e validade. Além disso, foi possível propor um grupo de oito indicadores que englobam de forma mais ampla as várias dimensões que compõe uma biblioteca universitária.
Abstract: This study assessed the quality of indicators used by the Student Questionnaire given to students who participate in the Brazilian National Exam for the Assessment of Student Performance (Enade) to assess university libraries. These indicators were analyzed by assessing properties that are considered essential by the literature: stability, validity and importance. To assess stability, we analyzed the questionnaires applied between 2004 and 2014. In terms of validity, we analyzed the correlation between the results of the assessment of a specific university library and investments made in it. To analyze importance, a group of experts was convened, consisting of librarians with experience working in university libraries. Then, by using the Delphi method, we assessed the indicators as to their relevance. At the same time, we also sought to suggest new indicators that can be used in this evaluation. The study found that the indicators used by the Enade are considered important; however, they do not possess stability and validity. Furthermore, this study proposes a group of eight indicators that are more wide reaching, encompassing several dimensions that are part of university libraries.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)–Universidade de Brasília, Universidade UnB de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2015.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.D.19173
Aparece nas coleções:FUP - Mestrado Profissional em Gestão Pública

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.