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Título: Solução analítica de uma cavidade acústica rígida acoplada a uma placa flexível em vibrações livres
Outros títulos: Analytical solution of acoustic cavity rigid coupled to a flexible plate in free vibrations
Autor(es): Rojas Huacanca, Jaime Rolando
Orientador(es): Morais, Marcus Vinícius Girão de
Assunto: Controle de ruído
Veículos
Acústica
Sistema vibroacústico
Data de publicação: 20-Dez-2015
Data de defesa: 8-Mai-2015
Referência: ROJAS HUACANCA, Jaime Rolando. Solução analítica de uma cavidade acústica rígida acoplada a uma placa flexível em vibrações livres. 2015. xvi, 118 f., il. Dissertação (Mestrado em Integridade de Materiais de Engenharia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O habitáculo de um veículo automotivo pode ser considerada à grosso modo como a cavidade acústica acoplada a sua estrutura flexível. A vibração transmitida pela estrutura, devido ao motor ou a trepidação da pista de rolagem, gera perturbações acústicas no interior desta cavidade responsável pelo desconforto sonoro dos passageiros. O problema de vibroacústica, relativamente complexo, pode ser simplificado em geometrias mais simples, a fim de aplicar mais facilmente técnicas de análise analítica, numérica e experimental. Este trabalho apresenta a solução analítica do sistema vibroacústico. A análise modal analítico deste sistema é desenvolvido utilizando os métodos separação de variáveis e resíduos ponderados (Ritz-Galerkin), gerando um problema de valores próprios não-lineares. Este problema é determinado utilizando a técnica matriz de iteração. Surgem limitações para a técnica matriz de iteração, já que é adaptado apenas para fluidos leves (ar). As comparações com o projeto CarAcous2 e outros da literatura são a validação de solução analítica do presente trabalho, verificando-se uma boa aproximação com os resultados.
Abstract: The passenger compartment of an automotive vehicle can be roughly simplified as to a flexible structure coupled with an acoustic cavity. The vibration transmitted by the structure due to the engine or trepidation of the track, generates acoustical disturbances inside the cavity, being responsible for audible discomfort of passengers. This problem of vibroacoustic is relatively complex, its study can be simplified to simpler geometries in order to apply more easy techniques of analytical, numerical and experimental analysis. This paper shows the analytical solution of the vibroacoustic system. The analytical mode analysis of this system is developed using the separation of variables and weighted residuals (Ritz-Galerkin) methods, generating a problem of nonlinear eigenvalues. This problem is determined using the technique iteration matrix. Limitations arise for iteration matrix technical, since it is tailored only to light fluid (air). Comparisons with the project CarAcous2 and other literature are the analytical solution validation of this work, verifying a good approximation with the results.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Faculdade de Tecnologia, Programa de Pós-graduação em Integridade de Materiais da Engenharia, 2015.
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DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.5.D.18964
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