Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18933
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_MarcosViníciusSilvaMagalhães.pdf8,66 MBAdobe PDFView/Open
Title: Vestindo vivências : a educação em artes visuais na classe hospitalar
Authors: Magalhães, Marcos Vinícius Silva
Orientador(es):: Gatti, Thérèse Hofmann
Assunto:: Artes visuais
Crianças - assistência hospitalar
Educação especial
Práticas pedagógicas
Issue Date: 16-Dec-2015
Citation: MAGALHÃES, Marcos Vinícius Silva. Vestindo vivências: a educação em artes visuais na classe hospitalar. 2015. 131 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: Ao reconhecer os desafios que tecem a cena educacional na contemporaneidade e os impulsos acadêmicos frente às “novas” perspectivas da ação pedagógica, a presente pesquisa esteve forjada no contexto da educação especial, sob a configuração educacional da classe hospitalar. Tendo em vista as particularidades e anseios que as práticas pedagógicas em âmbito hospitalar evocam, o estudo buscou estabelecer relações entre a educação em artes visuais e as práticas emergentes de tal contexto. Nesse sentido, buscou potencializar as relações da arte com o contexto educacional do hospital a fim de problematizar novos cursos de aprendizagem em artes, bem como vislumbrar processos colaborativos de atuação e pesquisa do arte/educador diante dessa realidade de ensino. Assim, ao observar os aspectos éticos e formais da pesquisa em ambiente hospitalar, um estudo de caso, com caráter transdisciplinar, foi desenvolvido em uma Unidade de Saúde do Distrito Federal, o Hospital Regional de Taguatinga (HRT). O processo criativo desenvolvido a partir das relações entre arte, moda e educação se constituiu como uma das principais poéticas evidenciadas na pesquisa, revelando visualidades que potencializaram as aproximações entre a educação em artes visuais e a classe hospitalar. Tais aproximações foram além das questões curriculares das artes visuais, de modo que sua sistematização esteve presente de forma fluida em meio às diversas práticas existentes. A arte, aqui, se configurou a partir de uma experiência vívida, possuindo como premissa as possibilidades de ressignificação da realidade hospitalar, evidenciando, ainda, percursos significativos dentro das relações entre arte, educação e comunidade. Ademais, nas tessituras produzidas pela pesquisa encontraram-se novas possibilidades, possibilidades estas que não se finalizaram por aqui. Cotidianamente novas questões estão sendo propostas para a educação em âmbito hospitalar. Sua realidade dinâmica e complexa ecoa na busca por novas contribuições, novos vislumbres e perspectivas. Vestindo vivências é a voz que ecoou na pesquisa, a qual discursou sobre práticas enriquecedoras da educação em artes visuais na classe hospitalar.
Abstract: When recognizing the chalenges that weave today‟s educational scene and the academic front impulses to the “new” perspectives of the pedagogical action, the present research was forged in the context of special education, under the educational setting of the hospital class. Considering the particularities and the aspirations that the pedagogical practice in hospital settings evoke, the study sought to establish links between education in visual arts and emerging practices in such a context. Accordingly, we sought to enhance the art of relationships with the educational context hospital to discuss new learning courses in arts and envision collaborative processes of action and research art/educator on this educational reality. So, when observing the ethical and formal aspects of the research in the hospital setting, a case study, with transdisciplinary character, was developed in a Health Unit of the Federal District, the Regional Hospital of Taguatinga (HRT). The creative process developed from the relationships between art, fashion and education was formed as a major poetic evidenced in the survey, revealing visualities which have bettered the links between the visual arts and education in hospital class. Such approaches were beyond the visual arts curriculum issues, so that its systematization was present fluidly among the various existing practices. The art, here, is configured from a vivid experience, having as premise on the redefinition of possibilities hospital reality, showing significant routes within relationships between art, education and community. Besides, the weave produced by research met new possibilities, possibilities that are not finished here yet. New issues are being proposed daily for education in hospital settings. Its dynamic and complex reality echoes the search for new contributions, new insights and perspectives. Wearing experiences is the voice that echoed in the survey, which spoke about enriching practices of education in visual arts at the hospital class.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2015.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.18933
Appears in Collections:IdA - Mestrado em Artes (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/18933/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.