Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18871
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_AnaCarolinaCintraFaria.pdf1,66 MBAdobe PDFView/Open
Title: A inserção do bibliotecário no mercado de trabalho : fatores de influência e competências
Authors: Faria, Ana Carolina Cintra
Orientador(es):: Baptista, Sofia Galvão
Coorientador(es):: Walter, Maria Tereza Machado Teles
Assunto:: Bibliotecários
Bibliotecários - mercado de trabalho
Competência profissional
Universidades e faculdades públicas - Região Sudeste
Issue Date: 4-Dec-2015
Citation: FARIA, Ana Carolina Cintra. A inserção do bibliotecário no mercado de trabalho: fatores de influência e competências. 2015. 133 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: Esta pesquisa investigou os fatores que influenciam a inserção dos bibliotecários, egressos das universidades públicas da Região Sudeste, que oferecem os cursos na área da Biblioteconomia, no mercado de trabalho. A abordagem desta pesquisa foi embasada nos pilares: competências profissionais do bibliotecário e fatores de influência para sua inserção no mercado profissional. O interesse pela temática é advindo dos estudos que verificaram no mercado de trabalho possível para os bibliotecários, amplas possibilidades de atuação e diversidade de tarefas. A delimitação destes mercados bem como as competências específicas do profissional foram baseadas na abordagem mercadológica proposta por Valentim (2000, 2002). Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se caracteriza como sendo de ordem descritiva e exploratória, além de se utilizar da abordagem mista, uma vez que foram utilizados métodos qualitativos e quantitativos para tratamento dos dados. Ao final, foi possível constatar que ainda hoje se pode considerar pequeno o número dos bibliotecários que atuam em funções que não estão diretamente relacionadas ao ambiente das bibliotecas.
Abstract: This research investigated the factors that influence the insertion of librarians, from Librarianship Public University of Southeast region courses, on labor market. The research was grounded on the concepts of librarian professional competencies and the potential factors of influence to their insertion on labor market. The interest about this subject came from studies that indicated a wide variety of jobs and activities for librarians. The delimitation of these market, as well as specific competences of professionals, were based on market scenery approach proposed by Valentim (2000, 2002). The research methodology was descriptive and exploratory, and used qualitative and quantitative methods to data analysis. The results indicated that it is still a small amount of librarians that exercise functions that are not directly related to library environment.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, 2015.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.18871
Appears in Collections:FCI - Mestrado em Ciência da Informação (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/18871/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.