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Title: O trabalho docente no campo da educação a distância no ensino superior público : o discurso do ANDES-SN e de professores sindicalizados
Authors: Santos, Fernando Barbosa dos
Orientador(es):: Sousa, Carlos Alberto Lopes de
Assunto:: Sindicatos - universidades e faculdades
Ensino a distância
Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior (ANDES) - sindicato nacional
Issue Date: 3-Dec-2015
Data de defesa:: 29-Jun-2015
Citation: SANTOS, Fernando Barbosa dos. O trabalho docente no campo da educação a distância no ensino superior público: o discurso do ANDES-SN e de professores sindicalizados. 2015. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: A presente pesquisa teve como finalidade analisar criticamente as visões do ANDES-SN e de professores sindicalizados em relação ao trabalho docente no campo da educação a distância no ensino superior público, além de traçar os desafios postos por essa modalidade de ensino dentro das IES públicas. Os conceitos norteadores da pesquisa foram a ideologia em Karl Marx, a noção de trabalho no campo do pensamento marxista e o conceito de campo em Pierre Bourdieu. Como procedimento de pesquisa foi utilizada a análise crítica de discurso em John B. Thompson, Resende e Ramalho. A abordagem de pesquisa escolhida foi o materialismo histórico e dialético, utilizando como alicerce o procedimento da Análise do Discurso Crítica (ADC) de Ramalho e Resende (2011) e também lançando mão das técnicas de entrevista semiestruturada a quatro sujeitos da pesquisa, além da análise documental e bibliográfica de textos do ANDES, quais sejam, relatórios de congressos e artigos produzidos em sua revista Universidade e Sociedade desde 2005, ano de criação do Sistema Universidade Aberta do Brasil. O estudo também buscou investigar como o sindicato em questão e os docentes entrevistados enxergavam o tema trabalho docente na educação a distância no ensino superior público. Os dados analisados mostram que a visão hegemônica no ANDES-SN é de que a modalidade em questão no contexto do ensino superior público contribui para precarização do trabalho docente. Já em relação aos docentes entrevistados, a pesquisa aponta que há visões antagônicas, visto que alguns corroboram a visão pessimista do sindicato e outros se mostram sensíveis às possibilidades de democratização do ensino público superior que a modalidade traz. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research aims to critically analyze the position adopted by the National Association of Teachers (ANDES-SN) and by union leaders and unionized teachers in relation to distance education in higher education public schools, as well as the challenges imposed by this sort of education in these institutions. The principles that conducted this research were Karl Marx’s concept of ideology, the notion of field work in the Marxist thought and Pierre Bourdieu’s concept of field. The procedure used throughout the study was John B. Thompson’s and Resende and Ramalho’s critical discourse analysis, while the approach chosen was historical and dialectical materialism, with the use of Critical Discourse Analysis (CDA) of Ramalho and Resende (2011) as well as semi-structured interview techniques applied to six teachers. ANDES’s documents produced as a result of congresses and articles published in their magazine since 2005 - when the Open University of Brazil was created - were also analyzed. The study also tried to find out how the Union and the interviewees saw the work conditions in distance higher public education. The data seem to show that the Union sees distance in higher public education as a degradation of teachers’ work conditions. Among the teachers interviewed, though, the data revealed mixed feelings about distance education in higher public institutions. Some agree with the union in that it degrades the work conditions of teachers and others seem to believe that distance education has the potential it takes to guarantee mass access to public higher education.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.
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Appears in Collections:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

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